Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/05/2018

Hospital 9 de Julho, em São Paulo, implanta novo projeto "Enfermeiro Navegador"


O Hospital 9 de Julho (H9J), de São Paulo (SP), implementou recentemente o projeto Enfermeiro Navegador, que capacita profissionais de saúde a gerenciar e personalizar o atendimento. Segundo o Dr. Alfonso Migliore, diretor Geral do H9J, o foco é oferecer para pacientes e familiares um atendimento personalizado durante todo tratamento. "Nosso objetivo é adequar a rotina, hábitos e cuidados ao paciente na medida em que ele passa a utilizar diferentes estruturas e níveis de complexidade do hospital" explica o executivo.

Com esse novo projeto, o enfermeiro responsável pelo paciente atuará organizando um plano de cuidados individualizado, que o ajudará desde o suporte à organização de consultas e exames até em processos formais de liberação de guias, para garantir que o histórico e os dados de saúde estejam atualizados eletronicamente. O Dr. Migliore reforça que a ideia é garantir que as necessidades do paciente sejam atendidas para que o tratamento siga no timing correto e com o uso dos melhores recursos que a instituição oferece para o caso.

De dentro para fora

Além disso, mais do que tratar uma doença, a visão do H9J é para com o ser humano. Especialmente porque o hospital é referência no atendimento a casos de alta complexidade, que costumam exigir acompanhamento multidisciplinar e tratamentos específicos, como acontecem nos cânceres, doenças neurológicas, ginecológicas, urológicas e do aparelho digestivo para citar algumas das grandes áreas da instituição.

Entre os papéis do enfermeiro navegador está a identificação de todas as barreiras - psicológica, social, financeira e estrutural - que afetam a habilidade do paciente para entender e aderir aos tratamentos ideais e, com isso, facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde como psicólogos, nutricionistas etc que podem ser envolvidos no acompanhamento do paciente, em caso de necessidade.

O Dr. Migliore explica que investir em um projeto como esse é um passo importante para o H9J. "Buscamos a excelência em humanização. Gerenciar um tratamento complexo e de longa data é um processo trabalhoso e Contar com o apoio da instituição nessa trajetória pode ser fator determinante para um melhor combate da doença", finaliza o executivo.


Fonte: Hospitais do Brasil


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Inpi vai priorizar análise de patentes usadas pelo SUS

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) anunciou nesta segunda-feira (27) a priorização da análise de patentes que tenham medicamentos associados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Medicina personalizada transformará a saúde

Apesar de a medicina acadêmica levar os hospitais e clínica a aderirem às guias clínicas com base nas evidências, que alguns chamam de medicina padronizada, alguns médicos na frente de trabalho reclamam que no que concerne ao cuidado do paciente, uma única regra não é válida.

Saúde Empresarial, por Redação

Identificado anticorpo humano que mata vírus da dengue em duas horas

Representantes do Ministério da Saúde participaram nesta quarta-feira de uma roda de conversa sobre sistemas universais de atendimento em saúde, que inclui o Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério quer postos municipais de saúde atendendo melhor a população

O Ministério da Saúde quer melhorar o atendimento nos postos de saúde dos municípios. Com esse objetivo, a partir de dezembro, o ministério vai liberar recursos extras para mais de 4 mil prefeituras a fim de que cumpram o compromisso em relação às metas de qualidade previstas no programa federal Saúde Mais Perto de Você

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil começa a produzir remédio contra mal de Parkinson

O Brasil estará produzindo, dentro de cinco anos, toda a quantidade do medicamento pramipexol necessária para o tratamento do mal de Parkinson no país.

Deixe seu Comentário:

=