Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/08/2013

Hospital da Criança do RJ promove visitas virtuais com tablets

Devices conectados via rede 3G são usados para videoconferência entre doador e receptor, geralmente membros da mesma família

O Hospital Estadual da Criança, no Rio de Janeiro, está utilizando tablets conectados para promover encontros virtuais entre doadores e receptores de órgãos operados na instituição. A Visita Virtual, como é chamada, funciona por meio de um aplicativo que funciona por meio de redes de dados 3G.

Um tablet é posto à disposição do paciente transplantado no CTI e outro no quarto do doador. Segundo o médico Lúcio Abreu, responsável pela área de Qualidade do Hospital Estadual da Criança, a visita virtual melhora a ansiedade do doador, normalmente pai, mãe ou irmão do paciente, e ajuda na qualidade da recuperação de ambos.

É o caso do argentino Elio Felix Capeletti, de 53 anos, que doou um rim para o filho Martin Gabriel Capeletti Siqueira, de 11 anos. Devido ao período de recuperação pós-transplante, que impedia os pacientes de caminharem nos primeiros dias depois do procedimento, a direção da unidade preparou promoveu um encontro virtual entre pai e filho por meio de tablets.

O encontro foi considerado tão bem sucedido que a Visita Virtual se tornou protocolo do hospital, e será repetido sempre que houver um transplante intervivos.

Inaugurado em 4 de março desse ano, o Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico referenciado. Em quatro meses, o hospital já realizou 473 cirurgias, sendo oito transplantes; 816 procedimentos, mais de 2.100 atendimentos ambulatoriais e 1.463 exames.

Fonte: www.saudeweb.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS começa a testar indicadores de qualidade de hospitais privados

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) começa a testar este mês indicadores de qualidade de hospitais privados brasileiros.

Saúde Empresarial, por Redação

Novo teste ajuda a avaliar se dor no peito é sinal de ataque cardíaco

Um novo teste de previsão de risco cardíaco desenvolvido por pesquisadores europeus é capaz de identificar se pacientes com dor no peito têm chances reais de sofrer um infarto.

Deixe seu Comentário:

=