Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/08/2013

Hospital da Criança do RJ promove visitas virtuais com tablets

Devices conectados via rede 3G são usados para videoconferência entre doador e receptor, geralmente membros da mesma família

O Hospital Estadual da Criança, no Rio de Janeiro, está utilizando tablets conectados para promover encontros virtuais entre doadores e receptores de órgãos operados na instituição. A Visita Virtual, como é chamada, funciona por meio de um aplicativo que funciona por meio de redes de dados 3G.

Um tablet é posto à disposição do paciente transplantado no CTI e outro no quarto do doador. Segundo o médico Lúcio Abreu, responsável pela área de Qualidade do Hospital Estadual da Criança, a visita virtual melhora a ansiedade do doador, normalmente pai, mãe ou irmão do paciente, e ajuda na qualidade da recuperação de ambos.

É o caso do argentino Elio Felix Capeletti, de 53 anos, que doou um rim para o filho Martin Gabriel Capeletti Siqueira, de 11 anos. Devido ao período de recuperação pós-transplante, que impedia os pacientes de caminharem nos primeiros dias depois do procedimento, a direção da unidade preparou promoveu um encontro virtual entre pai e filho por meio de tablets.

O encontro foi considerado tão bem sucedido que a Visita Virtual se tornou protocolo do hospital, e será repetido sempre que houver um transplante intervivos.

Inaugurado em 4 de março desse ano, o Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico referenciado. Em quatro meses, o hospital já realizou 473 cirurgias, sendo oito transplantes; 816 procedimentos, mais de 2.100 atendimentos ambulatoriais e 1.463 exames.

Fonte: www.saudeweb.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Farmacêutico poderá prescrever remédios que não exigem receita

Categoria inclui analgésicos e antitérmicos; CFM critica a resolução

Saúde Empresarial, por Redação

Unidades de saúde de Porto Velho realizam campanha de prevenção à Hepatite

A secretaria municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho (RO) vai mobilizar, no próximo dia 28, todas as unidades de saúde da capital em campanha sobre os riscos da hepatite.

Saúde Empresarial, por Redação

Projeto propõe que doação a hospital seja deduzida do IR

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3235/12, do deputado Toninho Pinheiro (PP-MG), que permite às pessoas físicas e jurídicas deduzir do Imposto de Renda parte dos valores gastos com a compra de equipamentos para doação a laboratórios,

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital alcança 97% de satisfação entre usuários

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), inaugurado em Paraíba do Sul há um ano e meio, avaliou satisfação dos usuários, entre os meses de novembro de 2010 a outubro de 2011, e aferiu o resultado de que 97% dos pacientes estão satisfeitos com o atendimento recebido.

Deixe seu Comentário:

=