Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/02/2011

Hospital São Paulo realiza transplante inédito de artéria

Primeiro transplante de artéria para salvamento de membro isquêmico foi um sucesso, segundo instituição
 
Na ultima semana janeiro, a equipe de cirurgia vascular do Hospital São Paulo/SPDM, chefiada pelo Prof. José Carlos Baptista Silva, realizou o primeiro transplante de artéria para salvamento de membro isquêmico (membro sem circulação), no Brasil. Segundo comunicado, o procedimento foi um sucesso: "o paciente encontra-se em franca recuperação - sem dor, com boa cicatrização das ulcerações, coloração normal do membro atingido - e já consegue caminhar". 
 
O doente, de 56 anos, é ex-fumante, com histórico de transplante renal e hipertenso, portador de aterosclerose, com oclusão arterial crônica, que compromete a circulação dos membros inferiores. O hospital informou, ainda, que mesmo sob tratamento, um trauma recente nos dedos do pé direito agravou a situação - fortes dores obrigavam o paciente a dormir com o pé pendurado para fora da cama, impedindo seu repouso.
 
Como a situação do paciente não permitia a adoção de medidas tradicionais, como a revascularização do membro isquêmico com veia do próprio paciente ou colocação de uma prótese sintética, o transplante da artéria de um doador falecido foi a solução encontrada para evitar a amputação do membro prejudicado.
 
O Sistema Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo foi acionado e autorizou a retirada da artéria femoro poplíteo tibial posterior do membro inferior de um doador jovem falecido, que foi transplantada para o membro inferior direito do paciente. Segundo Silva, o risco de rejeição é praticamente nulo, especialmente nesse caso. "Além do risco de rejeição em transplante de tecidos ser historicamente baixo, nesse caso específico, o paciente está protegido graças ao uso imunossupressores desde o transplante de rim, há cerca de dois anos".
 
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 03.02.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS define princípios para oferta de medicamentos

A medida, publicada nesta quarta, se refere à medicação de uso domiciliar para portadores de doenças crônicas, com o objetivo de deixar as regras mais claras para o beneficiário

Saúde Empresarial, por Redação

Idosos podem estar usando medicamentos em excesso

Cerca de 83% dos idosos brasileiros usam medicamentos regularmente.

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo mostra 25% de adolescentes com risco de doenças cardíacas

Um em cada quatro jovens que passaram pela primeira fase de testes do Estudo sobre Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), conduzidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Deixe seu Comentário:

=