Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/04/2013

Ibope: 90% dos brasileiros querem saber quanto pagam de impostos

A Associação Comercial de São Paulo divulgou nesta quarta-feira uma pesquisa, realizada pelo Ibope, que mostra que o brasileiro paga mais imposto do que imagina no consumo. Com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, o levantamento ouviu 2002 entreistados em 142 municípios brasileiros. Como o imposto não vem discriminado claramente nas notas fiscais, 90% dos brasileiros responderam que "querem saber o quanto pagam de impostos".

Entre os itens abordados na pesquisa está o automóvel 1.0. Enquanto a média das respostas apontam para um imposto de 30,2%, a tributação efetiva é de 37%. Para a geladeira duplex, a média levantada com os entrevistados chega a 22,6%, enquanto o que é cobrado também chega aos 37%.

Há casos em que a diferença é ainda maior, como o da gasolina, em que se imagina pagar - na média dos entrevistados - 28% de tributos, enquanto o que é efetivamente cobrado alcança 53%. O único caso em que se imagina pagar mais é o do feijão, quando a média aponta um imposto de 17,2% e o que é pago alcança 17%.

A pesquisa mostra ainda que 65% concordam integralmente com a afirmação de que "as pessoas poderão cobrar os governos para que usem melhor o dinheiro dos impostos". De acordo com a pesquisa, 90% são a favor do imposto na nota fiscal, enquanto 8% são contrários.

Fonte: Terra

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC faz intervenções seguidas para conter alta do dólar

O Banco Central (BC) voltou nesta terça-feira a fazer intervenção no mercado de câmbio. Com a moeda em alta às 9h40, o BC anunciou a primeira operação de swap cambial tradicional, equivalente à venda de dólares no mercado futuro.

Notícias Gerais, por Redação

INSS: afastamentos de até 60 dias serão feitos sem perícia médica

Atestados médicos para afastamento do trabalho até 60 dias de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ser emitidos por médicos de fora do instituto, por meio de atestado eletrônico e certificado digital.

Deixe seu Comentário:

=