Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/04/2013

Ibope: 90% dos brasileiros querem saber quanto pagam de impostos

A Associação Comercial de São Paulo divulgou nesta quarta-feira uma pesquisa, realizada pelo Ibope, que mostra que o brasileiro paga mais imposto do que imagina no consumo. Com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, o levantamento ouviu 2002 entreistados em 142 municípios brasileiros. Como o imposto não vem discriminado claramente nas notas fiscais, 90% dos brasileiros responderam que "querem saber o quanto pagam de impostos".

Entre os itens abordados na pesquisa está o automóvel 1.0. Enquanto a média das respostas apontam para um imposto de 30,2%, a tributação efetiva é de 37%. Para a geladeira duplex, a média levantada com os entrevistados chega a 22,6%, enquanto o que é cobrado também chega aos 37%.

Há casos em que a diferença é ainda maior, como o da gasolina, em que se imagina pagar - na média dos entrevistados - 28% de tributos, enquanto o que é efetivamente cobrado alcança 53%. O único caso em que se imagina pagar mais é o do feijão, quando a média aponta um imposto de 17,2% e o que é pago alcança 17%.

A pesquisa mostra ainda que 65% concordam integralmente com a afirmação de que "as pessoas poderão cobrar os governos para que usem melhor o dinheiro dos impostos". De acordo com a pesquisa, 90% são a favor do imposto na nota fiscal, enquanto 8% são contrários.

Fonte: Terra

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mais da metade dos idosos não investe o dinheiro que sobra, diz pesquisa

A terceira idade brasileira não está acostumada a investir o dinheiro que sobra da renda no final do mês. Mais de 50% dessas pessoas, afirmam que não investem a parcela que resta do salário.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia têm pouca variação antes de leilão espanhol

As Bolsas de Valores da Ásia operaram em margens apertadas nesta quinta-feira, antes da venda de títulos espanhóis vista como um teste chave sobre o apetite dos investidores por risco, em meio a novos temores sobre a crise da dívida da zona do euro.

Deixe seu Comentário:

=