Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/11/2013

Inadimplência cresce 3,7% em outubro após quatro quedas, diz Serasa

O Indicador de Inadimplência do Consumidor medido pela Serasa Experian registrou aumento de 3,7% em outubro, na comparação com setembro. É a primeira alta após quatro quedas seguidas. No confronto com o mesmo período do ano passado, contudo, houve queda de 11,9%, a quinta consecutiva nessa base de comparação.

No acumulado de janeiro a outubro, ante o mesmo período do ano anterior, o índice caiu 0,6%.

O aumento da inadimplência do consumidor em outubro foi creditada pela Serasa Experian a fatores sazonais (maior volume de vendas pelo do Dia das Crianças e maior número de dias úteis em relação a setembro). "Por isso, não pode ser interpretado como reversão de tendência do atual momento de recuo dos níveis de inadimplência dos consumidores", diz a empresa, em nota.

As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) puxaram a alta da inadimplência em outubro, com variação positiva de 5,1% e contribuição de 2,2 ponto percentual para a taxa do mês.

A inadimplência com os bancos, os títulos protestados e os cheques sem fundos cresceu 0,9%, 16,8% e 10,6%, respectivamente.

Já o valor médio das dívidas não bancárias apresentou queda de 6,5% de janeiro a outubro de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os títulos protestados também caíram 4,2%. Os cheques sem fundos e as dívidas com os bancos registraram alta de 8,5% e 2,0%, respectivamente.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

População brasileira envelhece acima da média global, diz IBGE

O ritmo de envelhecimento da população brasileira está acima da média mundial. É o que mostra a Síntese de Indicadores Sociais, análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre as condições de vida da população brasileira 2012, divulgada ontem.

Notícias Gerais, por Redação

Compra feita com cartão de crédito sobe 24% e é 2ª opção mais usada

As compras feitas com cartões de crédito para aquisição de bens não duráveis cresceram 24% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Essa forma de pagamento é a segunda opção mais usada pelos consumidores, atrás apenas do uso do dinheiro,

Notícias Gerais, por Redação

INSS antecipa metade do 13º salário; total chega a R$ 11 bilhões

Um decreto publicado nesta quarta-feira autoriza o pagamento antecipado de metade do valor do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Notícias Gerais, por Redação

Inflação em São Paulo recua para 0,41%, aponta Fipe

O indicador foi divulgado nesta sexta-feira (25/5) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Notícias Gerais, por Redação

Sem vaga, HC manda para casa mulher com 26 quilos em SP

Sofrendo há 11 anos de anorexia nervosa e bulimia, Maria Cleneilda Fernandes de Oliveira, 27, não conseguiu ser internada no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, onde ela se trata desde novembro de 2007. As dez vagas do serviço especializado em transtornos alimentares já estavam cheias na terça-feira (27).

Deixe seu Comentário:

=