Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/08/2011

Índice de Confiança de Serviços sobe 0,8% em julho, mostra FGV

SÃO PAULO – O ICS (Índice de Confiança de Serviços), divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quinta-feira (4), mostra uma alta na confiança dos empresários do setor de serviços entre junho e julho deste ano.

O indicador, medido em parceria com o Banco Central, subiu 0,8% no mês passado, ante uma queda de 1,4% em junho. E a pontuação passou de 131,6 para 132,6 pontos.

Com a elevação mensal, o indicador no sétimo mês do ano ficou 7,6 pontos percentuais acima da média histórica, iniciada em junho de 2008 (124 pontos), e 3,1 pontos acima do mesmo período do ano passado.

Medido em médias móveis trimestrais, o ICS caiu em julho, depois de três meses de estabilidade. De acordo com especialistas da FGV, o aumento do índice foi influenciado pelas expectativas mais favoráveis em relação aos meses seguintes.

Composição
O ICS é composto por dois subíndices: o ISA-S (Índice da Situação Atual), que analisa a confiança em relação ao presente, e o IE-S (Índice de Expectativas), que mede o sentimento quanto ao futuro.

Em julho, o otimismo dos empresários foi fortemente influenciado pela expectativa em relação ao futuro, que registrou alta de 1,4%, passando para 149,5 pontos, o maior nível desde março de 2010, quanto estava a 153,7 pontos.

Em relação à situação atual, não houve variação entre junho e julho deste ano. Segundo a FGV, o resultado dos dois indicadores mostra que o setor ainda está aquecido e ficará assim por alguns meses.

O indicador que avalia a satisfação com a situação atual dos negócios aumentou 1,2% entre o sexto e o sétimo mês deste ano, passando para 125,3 pontos. Ao mesmo tempo, o nível de demanda atual diminuiu quase na mesma intensidade, atingindo 106,2 pontos. A combinação desses indicadores levou a uma estabilidade do ISA-S.

Em relação à expectativa com o futuro, o grau de otimismo dos empresários em relação ao ambiente de negócios nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para o aumento do IE-S. O avanço foi de 2,8%, chegando a 151,3 pontos, maior pontuação desde março de 2011.

Fonte: www.infomoney.com.br - 04.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Laboratórios devem fornecer amostras para fabricação de genéricos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje texto da resolução que obriga as empresas detentoras de medicamentos de referência (de marca) a fornecer exemplares dos produtos aos laboratórios interessados em fabricar genéricos ou similares.

Notícias Gerais, por Redação

Como alternativa, Brics poderá montar banco de investimentos próprio

O grupo de países que formam o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) fará estudos para organizar e montar um banco de desenvolvimento específico para região com o objetivo de custear projetos de infraestrutura e de economia sustentável em países emergentes,

Notícias Gerais, por Redação

BC: Brasil deve crescer cerca de 3% em 2011

O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, disse nesta segunda-feira que o Brasil deve crescer "em torno de 3%" em 2011 e que esse cenário é importante diante das turbulências externas atuais.

Notícias Gerais, por Redação

Clientes enfrentam filas no retorno dos bancários ao trabalho

No primeiro dia de retorno dos bancários ao trabalho, as agências foram submetidas a uma limpeza geral com a retirada de cartazes que informavam sobre a greve. As filas se acumulavam nas agências das mais diversas instituições bancárias. Depois de 21 dias de paralisação, os usuários reclamavam dos serviços e da demora no atendimento.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar fecha a R$ 1,75 em sexto dia de baixa; Bovespa sobe 1%

O dólar comercial foi negociado por R$ 1,759, em baixa de 0,28%, nas últimas operações registradas nesta terça-feira. Trata-se do sexto dia consecutivo em que os preços da divisa americana ficam mais baixos.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil não está imune à crise mundial profunda, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira durante visita a Sófia, na Bulgária, que o mundo está enfrentando uma nova "crise econômica bastante profunda" e que o Brasil não está imune a esse cenário.

Notícias Gerais, por Redação

Pane em subestação de Furnas deixa parte de Brasília sem luz

Uma pane nas linhas de transmissão da Subestação Brasília Sul que alimentam a Subestação Brasília Geral, ambas do Sistema Furnas, provocou a interrupção do fornecimento de energia em parte da capital federal na manhã desta segunda-feira.

Deixe seu Comentário:

=