Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/08/2011

Índice de Confiança de Serviços sobe 0,8% em julho, mostra FGV

SÃO PAULO – O ICS (Índice de Confiança de Serviços), divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quinta-feira (4), mostra uma alta na confiança dos empresários do setor de serviços entre junho e julho deste ano.

O indicador, medido em parceria com o Banco Central, subiu 0,8% no mês passado, ante uma queda de 1,4% em junho. E a pontuação passou de 131,6 para 132,6 pontos.

Com a elevação mensal, o indicador no sétimo mês do ano ficou 7,6 pontos percentuais acima da média histórica, iniciada em junho de 2008 (124 pontos), e 3,1 pontos acima do mesmo período do ano passado.

Medido em médias móveis trimestrais, o ICS caiu em julho, depois de três meses de estabilidade. De acordo com especialistas da FGV, o aumento do índice foi influenciado pelas expectativas mais favoráveis em relação aos meses seguintes.

Composição
O ICS é composto por dois subíndices: o ISA-S (Índice da Situação Atual), que analisa a confiança em relação ao presente, e o IE-S (Índice de Expectativas), que mede o sentimento quanto ao futuro.

Em julho, o otimismo dos empresários foi fortemente influenciado pela expectativa em relação ao futuro, que registrou alta de 1,4%, passando para 149,5 pontos, o maior nível desde março de 2010, quanto estava a 153,7 pontos.

Em relação à situação atual, não houve variação entre junho e julho deste ano. Segundo a FGV, o resultado dos dois indicadores mostra que o setor ainda está aquecido e ficará assim por alguns meses.

O indicador que avalia a satisfação com a situação atual dos negócios aumentou 1,2% entre o sexto e o sétimo mês deste ano, passando para 125,3 pontos. Ao mesmo tempo, o nível de demanda atual diminuiu quase na mesma intensidade, atingindo 106,2 pontos. A combinação desses indicadores levou a uma estabilidade do ISA-S.

Em relação à expectativa com o futuro, o grau de otimismo dos empresários em relação ao ambiente de negócios nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para o aumento do IE-S. O avanço foi de 2,8%, chegando a 151,3 pontos, maior pontuação desde março de 2011.

Fonte: www.infomoney.com.br - 04.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Serviços ajudam consumidor a evitar fraude com documentos

Durante o mês de março, o consumidor que informar à Serasa Experian sobre o roubo ou a perda de documentos recebe gratuitamente um mês de acesso a um serviço que ajuda a diminuir o risco de fraude com documentos perdidos.

Notícias Gerais, por Redação

Nível de inadimplência do consumidor deve melhorar no próximo semestre

Em maio de 2012, a perspectiva de inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, mostrou queda, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (13).

Notícias Gerais, por Redação

Censo 2010: brasileiro vive 25 anos a mais que em 1960

Dados do Censo 201o, divulgados hoje pelo IBGE, mostram que em meio século (1960-2010), a expectativa de vida do brasileiro aumentou 25,4 anos, passando de 48,0 para 73,4 anos.

Deixe seu Comentário:

=