Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/03/2012
Inflação controlada dá mais poder à política monetária brasileira, afirma Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a taxa de juro brasileira caminha a "patamares mais normais", em referência ao ajuste para baixo em 0,75 ponto no patamar da Selic, para 9,75% ao ano. Essa declaração foi feita em audiência pública na CAE (comissão de Assuntos Econômicos) realizada nessa terça-feira (13) no Senado Federal.
Para o ministro, a inflação está sob controle, o que dá mais poder para as autoridades monetárias, como o Banco Central, realizarem as suas políticas de forma mais efetiva, além de permitir maior flexibilidade à política fiscal. Mantega reiterou ainda que a economia mundial deve apresentar desaceleração em 2012, o que deve afetar o crescimento econômico dos países emergentes.
Ainda de acordo com Mantega, o Brasil apresenta um resultado fiscal bastante sólido, dando condições para o uso destes recursos fiscais caso seja necessário. A intenção do governo é acelerar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,7% em 2011 para 4,5% em 2012.
Fonte: Infomoney
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
Apesar de 78% dos brasileiros desejarem ter o próprio negócio, apenas 19% acreditam que muito provavelmente abrirão uma empresa. Os dados são provenientes de uma pesquisa que a Endeavor Brasil realizou em território nacional.
Notícias Gerais, por Redação
Em outubro, pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas evoluiu favoravelmente.
Notícias Gerais, por Redação
O Ministério da Fazenda estima que o setor industrial deve apresentar um desempenho melhor neste ano, especialmente após as medidas de estímulo adotadas pelo governo em março.
Notícias Gerais, por Redação
Após a perda de importantes profissionais experimentada no último ano, boa parte das empresas brasileiras tem apostado na retenção de talentos como a principal alternativa para driblar a falta de mão de obra qualificada no País.
Notícias Gerais, por Redação
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, ressaltou os "esforços" do governo em fortalecer o setor, durante evento promovido na sede da entidade nesta sexta-feira, em Brasília.
Notícias Gerais, por Redação
O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, chegou ao Palácio do Planalto para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff com uma hora de antecedência. O encontro, marcado para as 16h30 desta quinta-feira (8), foi antecipado a pedido de Dilma.
Deixe seu Comentário: