Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/10/2011

Inflação oficial bate 7,31% em 12 meses, maior índice desde 2005

O IPCA (Índice Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial, continuou subindo e apresentou variação de 0,53% em setembro, ante 0,37% de agosto, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (7).

A alta de 0,16 ponto percentual eleva o indicador para 4,97% no acumulado do ano -- taxa bem acima da taxa de 3,60% relativa a igual período de 2010.

Mais uma vez, o IPCA ficou acima do teto da meta do governo --de 6,5% para 2011-- ao registrar nos últimos 12 meses a taxa de 7,31%, o mais alto desde maio de 2005 (8,05%).

Em setembro de 2010, a taxa havia ficado em 0,45%. Mesmo em alta, o indicador ficou em linha com a estimativa do mercado que esperava variação de 0,54% no mês e 7,32% em 12 meses.

Por mais um mês, os preços dos alimentos pressionaram o indicador, com variação do grupo de 0,64%. No entanto, houve uma desaceleração na relação com o mês anterior, quando a taxa havia subido 0,72%.

Em setembro, houve um menor crescimento de preços de determinados itens, como carnes (de 1,84% em agosto para 0,99%), frutas (de 3,07% para 1,45%) e pão francês (de 0,63% para 0,57%), além das expressivas reduções nos preços do alho (de -8,96% para -16,84%), cebola (de -7,40% para -7,69%) e tomate (de -0,58% para -6,79%).

Os alimentos que pressionaram o indicador foram: o feijão carioca (6,14%), açúcar refinado (3,82%) e cristal (3,42%), frango (2,94%) e leite (2,47%).

Outro foco de aceleração dos preços veio do grupo transportes, cujos preços avançaram de 0,03% em agosto para 0,70% em setembro.

As passagens aéreas exerceram o principal impacto no mês, com 0,09 ponto percentual. Para viagens em setembro, os vôos disponíveis subiram, em média, 23,40% em relação à média daqueles que foram disponibilizados pelas empresas para viagens em agosto, mês em que as tarifas haviam apresentado queda de 5,95%.

O resultado do grupo foi influenciado também pelos combustíveis (de -0,09% em agosto para 0,69% em setembro), com o preço do litro do etanol indo dos 0,3% registrados em agosto para 3,00% de setembro, e o litro da gasolina, 0,5% mais caro, enquanto em agosto teve queda de 0,14%.


PREOCUPAÇÃO

A inflação preocupa o governo há meses. Nesta segunda-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse a alta dos preços é tão ruim quanto o juro alto.

Desde dezembro o governo anuncia ações para conter o crédito e reduzir o consumo. O objetivo é esfriar a economia e segurar a inflação, que cresce mês a mês.

Com a volta da crise econômica mundial, no entanto, o governo vem adotando um discurso contraditório, que prega o fortalecimento da demanda interna e o consumo, ora afirma que a inflação deve cair sob influência do cenário externo.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 07.10.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia plano de R$ 100 bi e juros mais baixos para empresas

O governo lançou nesta quarta-feira o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para o ano de 2013.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do setor de serviços tem terceiro aumento consecutivo

O setor de serviços está mais confiante na economia brasileira. O Índice de Confiança de Serviços (ICS), divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou alta de 3,2% de outubro para novembro, passando de 121,5 para 125,4 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Indústria brasileira terá desempenho aquém do PIB neste ano, diz BNP Paribas

Apesar do bom momento da economia brasileira, a indústria nacional irá mostrar certa recuperação neste ano e terá um desempenho melhor em relação à 2011, avaliou o BNP Paribas durante apresentação de seu relatório econômico trimestral nesta segunda-feira (26).

Deixe seu Comentário:

=