Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/03/2012

Inflação semanal acelera para 0,51%, puxada por habitação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S), que mede a inflação semanal, acelerou a alta para 0,51% na terceira quadrissemana de março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira. Na segunda semana do mês, o indicador havia registrado alta de 0,47%. Na terceira semana de fevereiro, a elevação havia sido de 0,07%. Das oito classes que compõem o indicador, cinco aceleraram a alta de preços. O grupo habitação deu a principal contribuição para o avanço do IPC-S, com alta de 1,02% na terceira semana, ante 0,89% na segunda.

Destacou-se, nesse grupo, o comportamento dos itens empregada doméstica mensalista (4,1% segunda semana para 4,93% na terceira), aluguel residencial (0,74% para 0,95%), taxa de água e esgoto residencial (1,26% para 1,85%) e condomínio residencial (1,01% para 1,09%).

Também aceleraram as altas de preços os grupos alimentação (0,43% para 0,52%), saúde e cuidados pessoais (0,52% para 0,6%), despesas diversas (0,06% para 0,12%) e educação, leitura e recreação (0,24% para 0,28%). Houve desaceleração nos preços dos grupos transportes (0,34% para 0,2%), comunicação (-0,19% para -0,28%) e vestuário (0,31% para 0,27%).

Na quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) -c onsiderado uma prévia da inflação oficial -, que subiu 0,25% em março, mostrando uma forte desaceleração ante a alta de 0,53% registrada em fevereiro.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Receita agiliza emissão de CPF para residentes no exterior

A Receita Federal publicou nesta terça-feira no Diário Oficial da União uma instrução normativa que permite a residentes no exterior fazer a inscrição ou a alteração no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF) em repartições brasileiras fora do País, de forma imediata.

Notícias Gerais, por Redação

Empresas digitalmente maduras são 26% mais lucrativas, aponta estudo

A Capgemini Consulting em parceria com o Centro de Negócios Digitais do MIT anunciou os resultados de uma pesquisa global que analisa como as companhias estão lidando e se beneficiando com a "transformação digital"

Notícias Gerais, por Redação

Medicamentos de uso contínuo poderão ser deduzidos do IR

As despesas com medicamentos de uso contínuo ou de alto custo poderão ser deduzidas do imposto de renda pago todo ano pelo contribuinte, de acordo com projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

Notícias Gerais, por Redação

Idosos com mais de 60 anos podem solicitar o complemento do FGTS

Os idosos com mais de 60 anos, titulares de contas vinculadas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), poderão assinar o termo de adesão no momento que desejarem para receber o crédito de complemento do FGTS relativo aos planos econômicos Verão e Collor I em valores iguais ou inferiores a R$ 100.

Deixe seu Comentário:

=