Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/02/2013

Inflação semanal desacelera a 0,55% na 2ª prévia de fevereiro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou para uma alta de 0,55% na segunda semana de fevereiro, depois de avançar 0,88% no período anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.

Cinco dos oito grupos que compõem o indicador desaceleraram a alta de preços, sendo que o destaque ficou com o grupo Habitação, cujos preços registraram queda de 1,25% ante deflação de 0,59% anteriormente.

A principal influência para este movimento partiu do item tarifa de eletricidade residencial, que teve recuo de 13,39% ante queda de 9% no período anterior. Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos Alimentação (2,20% para 1,86%), Educação, Leitura e Recreação (2,98% para 1,97%), Despesas Diversas (4,10% para 2,84%) e Vestuário (0,06% para -0,03%).

Por sua vez, registraram acréscimo nas taxas de variação os grupos Transportes (0,52% para 0,70%) e Comunicação (0,00% para 0,10%). O grupo Saúde e Cuidados Pessoais repetiu a taxa de variação registrada na última apuração, de alta de 0,37%.

Os preços tanto no atacado quanto no varejo iniciaram fevereiro em desaceleração, de acordo com o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), mas a inflação continua sendo um forte fator de preocupação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,86% em janeiro, a maior variação mensal desde abril de 2005, o que ampliou as preocupações do mercado ao colocar em risco a manutenção da taxa básica de juros em 7,25% ao longo do ano.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mantega estima crescimento de 4% em 2013

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (23) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deve ficar em 4% no próximo ano. “Temos que contar com o cenário internacional desfavorável, mas mesmo assim iremos crescer”

Notícias Gerais, por Redação

Investimento espanhol no Brasil cresce mesmo com crise na Europa

O investimento direto dos espanhóis no mercado brasileiro subiu sobe mesmo com a crise financeira que atinge principalmente a Europa. Em 2010, foram 54,8 bilhões de euros a mais do que no ano anterior, representando 47% do investimento do país na América Latina,

Notícias Gerais, por Redação

Laboratórios devem fornecer amostras para fabricação de genéricos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje texto da resolução que obriga as empresas detentoras de medicamentos de referência (de marca) a fornecer exemplares dos produtos aos laboratórios interessados em fabricar genéricos ou similares.

Notícias Gerais, por Redação

Cotação do petróleo sobe nesta manhã

Os preços do petróleo sobem no mercado internacional nesta manhã.

Deixe seu Comentário:

=