Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/05/2013

Inflação voltou para a meta em abril, diz governo

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse hoje que a inflação deve ter voltado a ficar dentro do limite de tolerância da meta (até 6,5%) em abril.

"Essa é a expectativa", disse, em resposta a jornalistas. "Dado que no ano passado, em abril, ela [a inflação] foi 0,64%, então é esperado algum número que permitiria ir para baixo do teto da meta, que é 6,5%".
 
Nos 12 meses encerrados em março, a inflação alcançou 6,59%.
 
O resultado e a dispersão dos reajustes de preços fizeram com que o Banco Central aumentasse a taxa de juros de 7,25% para 7,5% ao ano no mês passado.
 
Desde a decepção com o resultado da indústria em abril, na semana passada, analistas começaram a rever projeções de crescimento da economia neste ano. Holland afirmou que "ainda é cedo" para reavaliar o crescimento da economia neste ano. A estimativa da Fazenda, segundo ele, é de um crescimento de 3,5% em 2013.
 
"O PIB do primeiro trimestre ainda não saiu, os dados que temos são até março e alguns de sondagem de maio, e todos mostram indicadores muito bons. A produção de caminhões e a produção de veículos vão muito bem", enumerou.
 
Para Holland, os dados da produção industrial são positivos e as desonerações já começam a surtir efeito.
 
"As desonerações já estão fazendo efeito, só ver a produção industrial. O número é bom [o crescimento de 0,7%, em março] e veio com produção alta de bens de capital", disse.
 
O secretário afirmou ainda que o deficit nas contas externas é resultado de efeitos "transitórios", que vão se disseminar. "É normal do sistema econômico", disse.
 
Fonte: Folha

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Qual é o seu sonho de consumo? Seja qual for a resposta, planejar é essencial

Quem nunca se viu pensando, na hora de realizar algum sonho, conforme o refrão popular: "Não sei se eu caso ou se compro uma bicicleta"? Seja lá qual for o seu objetivo, a compra de um carro, de uma casa, a

Notícias Gerais, por Redação

Ação de Mantega na Casa da Moeda preocupa Planalto

As recentes acusações na Casa da Moeda jogaram o ministro Guido Mantega (Fazenda) no centro de um escândalo político que preocupa o Palácio do Planalto, informa reportagem de Andreza Matais, Simone Iglesias, Márcio Falcão e Natuza Nery,

Notícias Gerais, por Redação

FMI alerta sobre instabilidade mundial e pede atuação dos países

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, advertiu nesta quarta-feira sobre a necessidade de a comunidade internacional ficar em alerta e buscar a atuação conjunta para combater os efeitos da crise econômica mundial., disse ela.

Notícias Gerais, por Redação

Brasileira Embraer é alvo de protecionismo nos EUA

A Embraer se tornou alvo de uma campanha protecionista nos Estados Unidos, cujo objetivo é impedi-la de vencer um contrato da Força Aérea americana de quase US$ 1 bilhão, informa reportagem de Patrícia Campos Mello publicada na edição desta terça-feira da Folha.

Deixe seu Comentário:

=