Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/08/2012

Inpi vai priorizar análise de patentes usadas pelo SUS

Objetivo é reduzir o tempo de exame e incentivar a criação de genéricos no mercado nacional

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) anunciou nesta segunda-feira (27) a priorização da análise de patentes que tenham medicamentos associados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é reduzir o tempo de exame e incentivar a criação de genéricos no mercado nacional.

“Rapidamente, as indústrias farmacêuticas podem começar a produzir os genéricos”, disse o diretor de Patentes do instituto, Júlio César Castelo Branco Reis Moreira. A ideia é que os pedidos passem a ser examinados em, no máximo, um ano. “A meta é que a gente dê uma acelerada nos pedidos de patentes que o SUS prioriza”.

O diretor informou que hoje, o Inpi, que é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, demora oito anos em média para conceder uma patente desse tipo.

Para combater o atraso no exame de patentes, o Inpi também anunciou a criação de várias filas paralelas de pedidos. “O que a gente está procurando com a criação dessas filas é deixar claro e tratar cada uma de acordo com as suas particularidade e o tempo de análise e de decisão”.

Fonte: saudeweb


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil e Portugal estudam reconhecimento de diplomas médicos

Para facilitar a entrada de médicos estrangeiros no país, Brasil e Portugal discutem mecanismos para promover o reconhecimento mútuo de diplomas de medicina, disse hoje (12) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Saúde Empresarial, por Redação

Pressão alta, diabetes e obesidade podem ser sinais de alerta para doença renal

Pessoas com pressão alta, diabetes e obesidade fazem parte dos chamados grupos de risco para problemas renais. Casos da doença na família, idade superior a 50 anos e uso de remédio sem orientação médica também ampliam as chances de o problema ser diagnosticado.

Saúde Empresarial, por Redação

Profissionais da Força Nacional do SUS são treinados para situação de desastre

Cerca de 320 profissionais que integram a Força Nacional do Sistema Único de Saúde serão treinados a partir desta quinta-feira até o próximo dia 21 sobre a prática de gestão da saúde em situação de desastres e atividades em grupo.

Deixe seu Comentário:

=