Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/08/2012

INSS se compromete a revisar 491 mil benefícios e pagar atrasados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi) entraram em acordo nesta quinta-feira para corrigir e pagar atrasados de benefícios por incapacidade concedidos a partir de 1999. Com esse acordo, a Previdência Social desembolsará R$ 14,9 bilhões. Segundo João Batista Inocentini, presidente do Sindnapi, 491 mil benefícios ativos (de quem recebe aposentadorias por invalidez ou pensões por morte derivadas dessas aposentadorias) ganharão a correção nos benefícios de forma automática a partir de janeiro.

Já o pagamento dos atrasados (diferença entre o que deveria ter sido pago e o que foi efetivamente pago nos últimos anos) desses 491 mil que ainda recebem benefícios será pago conforme a idade do beneficiário. Segundo o acordo, beneficiários acima de 60 anos receberão os atrasados já em fevereiro. Aqueles com idade entre 46 e 59 anos receberão em fevereiro de 2014, de 2015 e de 2016, conforme o valor a ser pago. Os que têm até 45 anos, receberão os atrasados a partir de fevereiro de 2016, independentemente do valor a ser creditado.

Para os casos de benefícios "findos" (daquele trabalhador que recebeu por determinado período auxílio-doença e já não o recebe mais, por exemplo), os atrasados serão pagos entre 2019 e 2022. O sindicato afirmou ainda que apesar de existirem 17 milhões de benefícios findos, o INSS reconheceu que 2,7 milhões deles têm direito comprovado a receber a revisão.

A revisão e o pagamento dos atrasados serão feitos porque o cálculo dos benefícios por incapacidade foi feito com base no total dos salários de contribuição pagos pelo trabalhador, sendo que uma nova regra estipulou que o cálculo fosse feito com base na média dos valores dos 80% mais altos salários de contribuição. Esse erro ocorreu nos benefícios concedidos a partir de 1999.

O acordo foi firmado após reunião entre o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, e o Sindnapi em São Paulo. O sindicato pedia a revisão dos benefícios por incapacidade para 670 mil benefícios ativos e para outros 17 milhões "findos".

Em março, o Sindnapi e o Ministério Público de São Paulo moveram ação civil pública pedindo a revisão de benefícios por incapacidade concedidos nos últimos 12 anos, bem como o pagamento desses atrasados. O pedido foi aceito em primeira instância com a determinação de iniciar os pagamentos imediatamente. O INSS recorreu e, desta vez, a Justiça manteve o pagamento imediato das correções pedindo, no entanto, que sindicato e instituto apresentassem planilhas e propostas para o pagamento dos benefícios. Por isso, a reunião desta quinta-feira foi realizada.

Entenda
- Ao conceder benefícios por incapacidade desde 1999, o INSS utilizou uma fórmula de cálculo diferente da prevista em lei vigente
- Pela fórmula usada, o cálculo dos benefícios por incapacidade foi feito com base no total dos salários de contribuição pagos pelo trabalhador
- No entanto, o cálculo era para ter sido feito com base na média dos valores dos 80% mais altos salários de contribuição
- Por causa da defasagem causada, sindicato e Ministério Público de São Paulo entraram na Justiça pedindo a correção dos benefícios e o pagamento dos atrasados (diferença entre o que deveria ter sido pago e o que foi efetivamente pago)
- A Justiça aceitou o pedido, mas determinou que Previdência e sindicato mostrassem como esse pagamento seria feito
- Ao total, serão revistos os benefícios por incapacidade, que abrangem 491 mil ativos e 2,7 milhões "findos"
- Esses benefícios envolvem aposentadorias e pensões pagas até hoje e auxílios-doenças que foram pagos por períodos determinados nos últimos 12 anos

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Maioria dos brasileiros gostaria de ter o próprio negócio, diz Endeavor

Apesar de 78% dos brasileiros desejarem ter o próprio negócio, apenas 19% acreditam que muito provavelmente abrirão uma empresa. Os dados são provenientes de uma pesquisa que a Endeavor Brasil realizou em território nacional.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa avança 15,95% e lidera rentabilidade em 2012

No segundo mês do ano, a bolsa brasileira perdeu um pouco a força, porém manteve o bom desempenho apresentado em janeiro, registrando valorização de 4,34%, aos 65.811 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias têm 5ª semana consecutiva de alta

O principal índice das ações europeias completou a quinta semana consecutiva de ganhos nesta sexta-feira, refletindo a melhora nas perspectivas para a economia global e o otimismo de que a Grécia evitará um default desordenado.

Notícias Gerais, por Redação

Economia informal fatura 17,2% do PIB, apontam entidades

Composta pela informalidade e pelas as atividades ilegais, a "economia subterrânea" correspondeu a R$ 653,4 bilhões neste ano e abocanhou uma fatia de 17,2% do PIB (Produto Interno Bruto).

Notícias Gerais, por Redação

Ciclone extratropical atinge região Sul nesta sexta-feira

Um sistema de baixa pressão dará origem a uma frente fria sobre a região Sul do Brasil nesta sexta-feira, de acordo com previsão do Ciram (órgão de monitoramento climático em Santa Catarina).

Notícias Gerais, por Redação

Americanos detidos no Irã serão libertados nesta quarta

Dois americanos detidos há dois anos no Irã, onde cumprem pena por espionagem, serão libertados nesta quarta-feira, informou a justiça iraniana.

Deixe seu Comentário:

=