Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/10/2014

Jovem é o que menos controla a vida financeira, diz pesquisa do Serasa

Pesquisa do Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian voltado para o consumidor, e Ibope Inteligência revela que jovens entre 16 a 24 anos são os que possuem menos controle da vida financeira. No primeiro semestre, 40% admitem não manter a vida financeira sob controle. Quanto mais idade, maior é o percentual de pessoas que dizem manter o controle dos gastos: 62%, entre 25 e 34 anos; 66%, entre 35 e 44 anos; 67%, entre 45 e 54 anos; e 75%, entre 55 e mais.
 
“Este é um dos fatores que acabou contribuindo para que o jovem brasileiro tivesse o nível mais baixo de educação financeira. A população desse perfil não costuma planejar suas finanças de maneira consciente. Os jovens precisam evitar agir por impulso e adquirir o hábito de controlar melhor a vida financeira para que eles não sofram as consequências do superendividamento e da inadimplência", diz o superintendente do Serasa Consumidor, Júlio Leandro.
 
O grupo de 16 a 17 anos apresentou queda em relação à nota de educação financeira do ano passado: de 5,9 para 5,5. Os brasileiros que têm entre 18 e 24 também caíram na comparação com 2013, de 5,9 para 5,8.
 
De acordo com a pesquisa, os jovens lideram o maior percentual de respostas às seguintes questões: “Normalmente, eu fico mais satisfeito em gastar um dinheiro agora do que poupá-lo para o longo prazo” e “Eu tenho uma tendência a comprar de forma espontânea e imediata, sem pensar muito”, "Prefiro comprar parcelado do que esperar ter dinheiro para comprar à vista", "Quando compro alguma coisa, geralmente escolho a marca que meus amigos/parentes irão aprovar".

Para a pesquisa foram entrevistadas 2.002 pessoas maiores de 16 anos de idade, em 140 cidades de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior.

Fonte: ASERC


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera em alta, aos 54,8 mil pontos

Às 10h19 (horário de Brasília), o índice paulista avançava 1,53%, aos 54.830 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Supremo revê decisão que poderia invalidar medidas provisórias

Após pedido da AGU (Advocacia-Geral da União), o Supremo Tribunal Federal modificou o efeito de uma decisão tomada ontem que colocaria em risco centenas de leis, editadas por MP (medida provisória).

Notícias Gerais, por Redação

Técnica menos invasiva garante marcapasso para recém-nascido

Brayan Alves Farias, de sete meses, começou sua vida em sério risco. Enquanto ele ainda estava no útero, um ultrassom revelou que seu coração tinha um bloqueio elétrico, isto é, batia muito mais devagar (60 batimentos por minuto) do que o ideal (cerca de 120 bpm).

Deixe seu Comentário:

=