Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/10/2014

Jovem é o que menos controla a vida financeira, diz pesquisa do Serasa

Pesquisa do Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian voltado para o consumidor, e Ibope Inteligência revela que jovens entre 16 a 24 anos são os que possuem menos controle da vida financeira. No primeiro semestre, 40% admitem não manter a vida financeira sob controle. Quanto mais idade, maior é o percentual de pessoas que dizem manter o controle dos gastos: 62%, entre 25 e 34 anos; 66%, entre 35 e 44 anos; 67%, entre 45 e 54 anos; e 75%, entre 55 e mais.
 
“Este é um dos fatores que acabou contribuindo para que o jovem brasileiro tivesse o nível mais baixo de educação financeira. A população desse perfil não costuma planejar suas finanças de maneira consciente. Os jovens precisam evitar agir por impulso e adquirir o hábito de controlar melhor a vida financeira para que eles não sofram as consequências do superendividamento e da inadimplência", diz o superintendente do Serasa Consumidor, Júlio Leandro.
 
O grupo de 16 a 17 anos apresentou queda em relação à nota de educação financeira do ano passado: de 5,9 para 5,5. Os brasileiros que têm entre 18 e 24 também caíram na comparação com 2013, de 5,9 para 5,8.
 
De acordo com a pesquisa, os jovens lideram o maior percentual de respostas às seguintes questões: “Normalmente, eu fico mais satisfeito em gastar um dinheiro agora do que poupá-lo para o longo prazo” e “Eu tenho uma tendência a comprar de forma espontânea e imediata, sem pensar muito”, "Prefiro comprar parcelado do que esperar ter dinheiro para comprar à vista", "Quando compro alguma coisa, geralmente escolho a marca que meus amigos/parentes irão aprovar".

Para a pesquisa foram entrevistadas 2.002 pessoas maiores de 16 anos de idade, em 140 cidades de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior.

Fonte: ASERC


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC mantém previsão para o PIB e aposta em queda da inflação no 1º tri

O Banco Central manteve a sua previsão para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 3,5% neste ano e aponta para uma inflação pouco abaixo do centro da meta do governo, de 4,5% em 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal acelera para 0,51%, puxada por habitação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S), que mede a inflação semanal, acelerou a alta para 0,51% na terceira quadrissemana de março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

IBGE revisa para 0,3% queda do PIB brasileiro de 2009

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou, para cima, a taxa de queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2009. A soma de todos os bens e serviços produzidos no país caiu 0,3% naquele ano, em vez da redução de 0,6% divulgada anteriormente.

Deixe seu Comentário:

=