Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/09/2011

Laboratórios devem abater preço dos produtos para o Poder Público

O Ministério Público Federal (MPF) em Bauru (SP) ajuizou uma ação para que 14 empresas farmacêuticas cumpram os preços máximos permitidos de venda ao Poder Público. Segundo o órgão, as empresas têm descumprido a resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) que determina que as compras governamentais tenham direito a abatimento de 24,69% nos preços. Com isso, alguns departamentos regionais da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo estão adquirindo remédios pelo preço de varejo.

O desconto deve ser aplicado toda vez que a administração pública comprar medicamentos em dispensa excepcional, por força de ação judicial ou incluídos em programas de DST/Aids, doações sangue e tratamento de câncer. De acordo com o MPF, essas empresas não oferecem preços reduzidos. Com isso, as compras são feitas com valor comercial.

O Ministério Público quer ainda que o governo paulista adote um sistema rígido de controle para apontar as tentativas de desrespeito às resoluções da Cmed. Entre 2006 e 2010. a União repassou, segundo o MPF, R$ 5 bilhões para o governo de São Paulo para compra de medicamentos


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Número de transplantes cresce 52% no DF

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram aumento também da quantidade de doadores em 2012 

Saúde Empresarial, por Redação

Brasileiros descobrem novas surpresas sobre o colesterol

A sigla HDL, popularmente conhecida como "colesterol bom", tornou-se familiar até para quem não é da área da saúde depois que diversos estudos demonstraram a importância dessa lipoproteína na prevenção da aterosclerose e das doenças cardiovasculares.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa publica novas regras para protetores solares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta segunda-feira, as novas regras para fabricantes de protetores solares. Entre as mudanças, está o aumento do Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de dois para seis.

Saúde Empresarial, por Redação

Vacinação contra gripe sazonal começa em maio

A campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal ou gripe comum será feita entre os dias 5 e 25 de maio. A vacina utiliza as três cepas de vírus que mais circularam no País no ano anterior e, de acordo com o Ministério da Saúde, vai imunizar também contra a influenza A(H1N1).

Saúde Empresarial, por Redação

Vacina contra influenza é segura para crianças com alergia a ovos

Crianças que têm alergia a ovos correm riscos de sofrerem complicações com a aplicação de vacinas, mas uma nova pesquisa aponta que a criança e seus pais não precisam se preocupar quanto a vacina contra influenza trivalente (VIT).

Deixe seu Comentário:

=