Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/04/2013

Lei que desonera folha de pagamentos é publicada com 20 vetos

Com duas dezenas de vetos, a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (3) a Lei 12.794, de conversão da Medida Provisória 582, que ampliou a lista de desoneração fiscal sobre a folha de pagamentos a empresas de serviços e de outros setores.

Com a medida, as empresas deixarão de recolher 20% da contribuição previdenciária e passarão a pagar de 1% a 2% sobre o faturamento. A lei foi publicada na edição de hoje do "Diário Oficial da União".
 
Entre os beneficiados estão segmentos específicos dos setores de carnes, máquinas e equipamentos elétricos, papel, têxtil, produtos químicos, plásticos e borrachas, entre outros.
 
Mas a desoneração foi vetada para alguns setores que haviam sido incluídos na MP durante sua tramitação no Congresso.
 
Entre os segmentos vetados estão empresas de transporte rodoviário, ferroviário e metroviário de passageiros, prestadoras de serviços de infraestrutura aeroportuária, prestadoras de serviços hospitalares, a indústria de reciclagem, empresas jornalísticas e de radiodifusão, alguns segmentos de transporte rodoviário de cargas e empresas de engenharia e arquitetura, entre outros.
 
Na mensagem encaminhada para justificar os vetos, a presidente afirma que "os dispositivos violam a Lei de Responsabilidade Fiscal ao preverem desonerações sem apresentar as estimativas de impacto e as devidas compensações financeiras. O veto destas novas desonerações implica o veto dos respectivos dispositivos de vigências."
 
OUTROS PONTOS
 
A lei trata ainda de outros temas, como a redução de prazo para efeito de desconto do imposto sobre a renda da depreciação acelerada de bens de capital.
 
Também instituiu o Reif (Regime Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Infraestrutura da Indústria de Fertilizantes), que suspende a incidência do PIS/Pasep e da Cofins sobre as receitas de venda e nas importações de máquinas do setor.
 
Fonte: Folha

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mais de mil agências da Previdência foram inauguradas em todo o País

A partir do Plano de Expansão da Rede de Atendimento, novas agências foram inauguradas em municípios com mais de 20 mil habitantes

Notícias Gerais, por Redação

Por que empresas de serviços precisam de clientes felizes

Os consumidores satisfeitos são a melhor propaganda para um prestador de serviço

Notícias Gerais, por Redação

Inflação pelo IGP-10 desacelera para 0,42% em janeiro

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou elevação de 0,42% em janeiro, após alta de 0,63% em dezembro, influenciado principalmente pela desaceleração dos preços no atacado, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Notícias Gerais, por Redação

Governo federal propõe aos estados unificação da alíquota do ICMS em 4%

Resolução pode ser apreciada pelo Senado ainda esse ano. Caso os governadores cheguem a acordo, a medida poderá entrar em vigor em 2013 

Deixe seu Comentário:

=