Publicado por Redação em Dental - 19/12/2012

Leite é melhor meio de conservar o dente em caso de acidente

Por mais cuidado que os pais sejam cuidadosos, crianças pulam, correm e, entre uma brincadeira ou outra, um acidente pode acontecer. Se em uma dessas ocasiões o dente cair, não é preciso se desesperar. Um estudo clínico comprovou que o leite é um ótimo meio de conservação para dentes traumatizados. E isso serve também para adultos. 
 
A pesquisa, desenvolvida pela professora Juliana Vilela Bastos, é da Universidade Federal de Minas Gerais e teve como objetivo avaliar fatores genéticos e clínicos associados à cicatrização de dentes reimplantados. A professora explica que para ter 100% de sucesso quando um dente sai completamente da boca, o reimplante deve ocorrer nos 10 minutos seguintes ao trauma ou ser armazenado no leite. “Se o dente for colocado em um recipiente com leite, esse tempo de 10 minutos passa para seis horas e, nesse período, é possível procurar atendimento médico”, diz Juliana.
 
Juliana afirma que após um trauma, o dente que caiu deve ser colocado no lugar nos 10 minutos seguintes à lesão. Mas, ao somar o tempo do susto, de achar o dente e de colocá-lo no lugar, pode ser que os 10 minutos não sejam suficientes. “Daí a importância de divulgar o leite como meio de conservação, pois ele é facilmente encontrado nas escolas infantis, onde ocorre a maioria dos traumas dentários”, afirma Bastos. Segundo a professora, com essa informação, as chances de sucesso do tratamento chegam a 100%.
 
Outros cuidados
Parte do dente quebrada
- Encontre o fragmento
- Limpe em água corrente
- Coloque-o no leite
- Procure um dentista
 
Quando o dente cai inteiro
- Encontre o dente
- Evite tocar na raiz do dente para não lesar as células periodontais 
- Se o dente cair na areia ou terra lave-o em água corrente segurando-o apenas pela coroa
- Coloque o dente no leite
- Procure um dentista
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Assistência odontológica é reforçada em 22 estados

Os brasileiros terão mais acesso a assistência odontológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, liberou R$ 3,8 milhões para reforçar a assistência por meio da compra de equipamentos odontológicos destinados ao trabalho das equipes de saúde bucal que foram implantadas este ano.

Dental, por Redação

O que a Odontologia minimamente invasiva faz por você?

Saúde bucal é coisa séria, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um cirurgião-dentista quando sente dor. E, numa hora dessas, alguns nem se preocupam se o profissional escolhido tem acompanhado as evoluções da Odontologia ou se é adepto da abordagem minimamente invasiva.

Deixe seu Comentário:

=