Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/01/2013

Mantega usa "jeitinho brasileiro" na política econômica, diz jornal

O "jeitinho brasileiro", o hábito de hábito se desviar das regras ou convenções de maneiras criativas e no limite da ilegalidade, também é usado na gestão econômica do Brasil, de acordo com o blog BeyondBrics, do jornal britânico Financial Times. Segundo a publicação, o crescimento da economia ainda lento e os preços subindo mais rápido do que o esperado, o Brasil Central e Ministério da Fazenda estão se tornando profissionais no "jeitinho" manobras que beiram a ilegalidade para garantir o sucesso das medidas.

Como o governo não pretende aumentar a taxa básica de juros (Selic), o ministro Guido Mantega está procurando outras maneiras para controlar a inflação. Uma delas, segundo o jornal, é a de que o ministro pediu ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para adiar os aumentos nas tarifas de ônibus da cidade por alguns meses para conter a inflação. O blog diz ainda que Mantega já é um especialista em dar um 'jeitinho' e ele passou os últimos dois anos a brincando com os impostos do País tentando gerenciar o crescimento e a moeda e que o ministro está usando maneiras "criativas" para cumprir as metas fiscais do País.

Essa não é a primeira vez que a política econômica nacional é criticada no blog. No começo de janeiro, o blog afirmou que os brasileiros patriotas deveriam "desvirar o olhar" e não fazer comemorações prematuras porque o Brasil não é mais a 6ª maior economia do mundo. Conforme a publicação, quando o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil superou pela primeira vez o do Reino Unido em 2011, o fato gerou muita celebração no País, sendo destacado pelo governo como "prova tanto das virtudes do País como de uma mudança monumental na balança de poder global".

Segundo a publicação, nas previsões recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Centro de Economia e Pesquisa em Negócios (Centre for Economics and Business Research - CEBR) o Reino Unido recuperou o seu lugar como a sexta maior economia do mundo e apesar de "manobras" do Brasil o País voltou para o sétimo lugar da lista. O blog ressaltou ainda que embora o Brasil tenha crescido mais do que o Reino Unido em 2011, superando o país em apenas 1% naquele ano, a recente desvalorização do real tem tomado uma parte considerável de economia brasileira.

No final de dezembro, a publicação repreendeu o desempenho da economia brasileira em um conto de Natal. Na fábula, a presidente Dilma aparece como uma rena de nariz vermelho e o ministro Mantega como "Guido, o elfo vidente". A presidente chegou a comentar o blog dizendo que "a rena de nariz vermelho é bem engraçadinha. Não se incomodem com isso". Questionada sobre o desempenho mexicano, que poderia puxar a crescimento da América Latina, a presidente limitou-se a dizer: "Vai querendo!".

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Google gastou US$ 18 milhões no ano passado com lobby nos EUA

O Google gastou US$ 18,2 milhões no ano passado em lobby com o governo americano, o segundo maior orçamento no país para o setor de "relações governamentais", apenas atrás do gigantesco conglomerado General Eletric (GE).

Notícias Gerais, por Redação

Intenção do paulistano de buscar financiamento tem queda de 9,8%

A intenção do paulistano para buscar financiamento teve queda de 9,8% em abril, aponta estudo divulgado nesta quinta-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Notícias Gerais, por Redação

Jovens estão otimistas quanto ao cenário econômico do Brasil em 2012

Os jovens brasileiros, aparentemente, estão otimistas em relação ao cenário econômico do País para 2012. Quase 70% deles acreditam que a economia brasileira terá um crescimento relevante este ano.

Deixe seu Comentário:

=