Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/05/2011
Médicos explicam os riscos do ar-condicionado para a saúde
Infectologista Caio Rosenthal e alergista Clóvis Galvão foram convidados.
Ao sofrer um choque térmico, de um ambiente quente para outro refrigerado, nosso corpo pode ter as defesas paralisadas. Tanto que, em uma empresa onde há muitas pessoas com manifestações de doenças respiratórias ou alergias, há a chamada “síndrome do edifício doente”.
Para falar sobre os riscos à saúde de filtros de ar sujos, estiveram no Bem Estar desta segunda-feira (2) o infectologista e consultor Caio Rosenthal e o alergista Clóvis Galvão. Eles explicaram quais tipos de bactérias e fungos podem ser transmitidos pelos dutos de ar-condicionado ou de carro.
Segundo os médicos, a temperatura ideal para o corpo ficar é entre 20°C e 22°C, em uma umidade entre 50% e 60%.
O programa também fez um teste de choque térmico e outro para avaliar quantos micro-organismos pode haver em um filtro de ar sujo e em outro limpo.
Em uma casa de Manaus, uma família não vive sem ar-condicionado. Lá, o filtro é limpo a cada seis meses, frequência ideal para um uso moderado.
Fonte: g1.globo.com/bemestar | 02.05.11
Posts relacionados
Saúde Empresarial, por Redação
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta sexta-feira (26), será dirigido, este ano, para o público jovem. A decisão, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é com o fato de que de 6 a 8% das crianças brasileiras já são hipertensas.
Saúde Empresarial, por Redação
O número de operadoras ativas no final do primeiro semestre de 2012 chega a 1.571, sendo 1.363 com beneficiários, o que representa cerca de 86,8% do total.
Saúde Empresarial, por Redação
Mulheres que ocupam postos de trabalho de baixa hierarquia e sofrem de estresse em seu local de trabalho correm um risco duas vezes maior de sofrer de diabetes do que as que não sofrem pressão profissional, segundo estudo publicado esta semana no Canadá.
Saúde Empresarial, por Redação
Alterações celulares que se acreditava acontecessem apenas em estágios avançados de câncer, colaborando para sua disseminação, também ocorrem em estágios iniciais do câncer de pulmão, de uma forma incontrolável.
Saúde Empresarial, por Redação
Por unanimidade de votos, a Segunda Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou nesta terça-feira (15), em caráter liminar, a destinação de 25% dos leitos de hospitais públicos para atendimento de pacientes particulares ou para beneficiários de planos de saúde.
Deixe seu Comentário: