Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/01/2015

Mercado espera alta de 0,5 ponto percentual na Selic

 Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam elevação de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) marcada para amanhã (20) e quarta-feira (21). A taxa básica está em 11,75% ao ano. Com o ajuste previsto pelo mercado, ficaria em 12,25% ao ano pelos próximos 45 dias.
Ao fim de 2015, a expectativa do mercado é que a Selic chegue a 12,5% ao ano. Na última reunião de 2014, o Copom intensificou o aperto monetário, com elevação de 0,5 ponto percentual na Selic. No encontro anterior, em outubro, o aumento havia sido de 0,25 ponto percentual.
Apesar da intensificação e das previsões do mercado, o BC sinalizou que pretende ter cautela com os juros. A ata da reunião de dezembro do Copom destaca que a política monetária deve se manter especialmente vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação () persistam, mas salienta que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia. A reunião do Copom dura dois dias, com anúncio da nova Selic na quarta-feira.
A taxa Selic é o principal instrumento do BC para manter a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), dentro da meta estabelecida pela equipe econômica. O centro da meta corresponde a 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O BC espera levar a inflação ao centro em 2016.
Quando o Copom  aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida. Isso gera reflexos nos preços, pois os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.
Denise Griesinger

Fonte:www.aserc.org.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

MetLife vai abrir uma unidade de gestão

A Metlife disse ontem que implementará uma unidade de negócio de gestão de ativos para investidores externos com foco em investimentos em ações do mercado imobiliário, hipotecas comerciais e colocação privada de dívida.

Notícias Gerais, por Redação

INSS se compromete a revisar 491 mil benefícios e pagar atrasados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi) entraram em acordo nesta quinta-feira para corrigir e pagar atrasados de benefícios por incapacidade concedidos a partir de 1999.

Notícias Gerais, por Redação

Trabalhando após a aposentadoria: como fazer uma boa escolha?

Após uma longa carreira profissional chega a tão sonhada hora: a aposentadoria. Muitas pessoas, entretanto, não conseguem nem se quer se imaginar inativas e, em vez de começar a planejar viagens para todos os lugares do mundo, começam a pensar em iniciar outra atividade profissional.

Deixe seu Comentário:

=