Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/08/2012

Mercado prevê Selic em 7,25% até o final do ano

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) na última semana preveem que a taxa básica de juros da economia brasileira deve continuar baixando ao longo deste ano. Para o mercado, a Selic deve atingir a mínima histórica de 7,25% ainda em 2012. Atualmente, a taxa básica de juros está em 8%, menor patamar da história. Os dados foram consolidados no boletim Focus, divulgado semanalmente pela autoridade monetáira.

A previsão do mercado financeiro é de alta na inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Pela 4ª vez seguida, a estimativa para a inflação subiu e pode chegar a 5% em 2012 - 0,5% ponto percentual acima da meta perseguida pelo Banco Central. Se o cenário se confirmar, a taxa real de juros do País (Selic menos a inflação) será de 2,25%.

As instituições financeiras continuam pessimistas em relação ao crescimento da economia brasileira em 2012. Após uma série de reduções nas expectativas, a previsão oficial do mercado ficou estável em 1,9% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no País. No último boletim Focus, no entanto, divulgado nesta segunda, as instituições financeiras reduziram novamente a estimativa de alta do PIB, de 1,9% para 1,85%. Previsões oficiais do governo variam entre 2,5% e 3,5%.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP: decreto facilita fechamento de micro e pequenas empresas

O Decreto 58.451/2012 publicado no Diário Oficial do Estado facilita o fechamento de micro e pequenas empresas, que optaram pelo Simples Nacional, no estado de São Paulo.

Notícias Gerais, por Redação

Produção do pré-sal tem alta de 4,8% em maio

A produção de petróleo em maio no Brasil apresentou redução de 1,2% ante o mesmo mês de 2011, informou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia mudança no formato de boletos de cobrança

O Banco Central (BC) divulgou, nesta quarta-feira, novas regras para emissão de boletos usados na cobrança de dívidas ou de serviços ainda não contratados.

Deixe seu Comentário:

=