Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/08/2012

Mercado prevê Selic em 7,25% até o final do ano

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) na última semana preveem que a taxa básica de juros da economia brasileira deve continuar baixando ao longo deste ano. Para o mercado, a Selic deve atingir a mínima histórica de 7,25% ainda em 2012. Atualmente, a taxa básica de juros está em 8%, menor patamar da história. Os dados foram consolidados no boletim Focus, divulgado semanalmente pela autoridade monetáira.

A previsão do mercado financeiro é de alta na inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Pela 4ª vez seguida, a estimativa para a inflação subiu e pode chegar a 5% em 2012 - 0,5% ponto percentual acima da meta perseguida pelo Banco Central. Se o cenário se confirmar, a taxa real de juros do País (Selic menos a inflação) será de 2,25%.

As instituições financeiras continuam pessimistas em relação ao crescimento da economia brasileira em 2012. Após uma série de reduções nas expectativas, a previsão oficial do mercado ficou estável em 1,9% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no País. No último boletim Focus, no entanto, divulgado nesta segunda, as instituições financeiras reduziram novamente a estimativa de alta do PIB, de 1,9% para 1,85%. Previsões oficiais do governo variam entre 2,5% e 3,5%.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Receita com publicidade aumenta 14%

O investimento publicitário cresceu 13,9% no Brasil no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011 e alcançou R$ 6,5 bilhões. Os números não descontam a inflação.

Notícias Gerais, por Redação

Recuo da economia leva governo a rever projeção para o PIB

Novas projeções apresentadas pelo Banco Central reforçaram avaliações internas do governo de que o crescimento da economia brasileira neste ano poderá ficar abaixo de 3,5%, taxa apresentada como piso pelo Ministério da Fazenda nesta semana.

Notícias Gerais, por Redação

Agência aprova resolução contra bombas atômicas no Oriente Médio

Estados membros da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) adotaram nesta sexta-feira uma resolução pedindo que todos os países do Oriente Médio adiram a um tratado mundial antinuclear, depois de um debate que evidenciou as profundas divisões entre Israel e as nações árabes.

Deixe seu Comentário:

=