Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/04/2012

Mercado reduz previsões de inflação e PIB para 2012

Após semanas de estimativa de alta, as instituições financeiras reduziram a previsão de alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação, para este ano, de 5,28% para 5,27%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira no boletim Focus, pesquisa semanal feita pelo Banco Central (BC) com as instituições financeiras.

A previsão oficial de inflação para 2012 caiu de 4,5% para 4,4% neste ano, 0,1 ponto percentual abaixo do centro da meta estabelecida pelo governo. Para o ano que vem, a estimativa continua em 5,5%. A previsão do governo para 2013 é um IPCA de 5,2%.

Os bancos acreditam, ainda, que a economia brasileira vai crescer menos este ano. A previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a soma de todas as riquezas produzidas pelo País, caiu pela segunda vez seguida e passou de 3,23% no último relatório para 3,2% no boletim mais recente. A produção industrial também deve ser menor que o previsto na última semana, e deve crescer 2% em 2012, contra a última previsão de 2,03%.

IED
Os bancos acreditam num aumento da entrada de Investimento Estrangeiro Direto (IED) no País em 2012, que passou de US$ 55 bilhões para US$ 55,37 bilhões. O IED é o principal responsável por compensar as perdas brasileiras nas contas externas - que levam em consideração as trocas comerciais de bens, serviços e doações entre o Brasil e os outros países.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresas devem entregar a Rais a partir de 15 de janeiro

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) publicou, nesta quarta-feira (9), no DOU (Diário Oficial da União) as instruções para a entrega da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ano-base 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Vendas na semana de Natal crescem 5,1% no país

São Paulo – As vendas na semana do Natal (de 18 a 24 de dezembro) cresceram 5,1% em todo o país, na comparação com o mesmo período de 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Jovens estão otimistas quanto ao cenário econômico do Brasil em 2012

Os jovens brasileiros, aparentemente, estão otimistas em relação ao cenário econômico do País para 2012. Quase 70% deles acreditam que a economia brasileira terá um crescimento relevante este ano.

Deixe seu Comentário:

=