Publicado por Redação em Previdência Corporate - 02/03/2012

Novo horário do INSS não fez diferença

As agências da Previdência Social de todo país mudaram o horário de atendimento ao público. A mudança vai passar por um período de seis meses de experiência. Desde ontem, as portas das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriram às 7h e fecharam às 19h. Não há mais intervalos nos atendimentos: serão dois turnos de 6 horas ininterruptos de atendimento. Das 30 agências da Previdência que existem no Pará, apenas 13 estão funcionando no novo regime.

Para adotar o horário estendido, as agências precisam ter no mínimo dez servidores no atendimento. As que correspondem a esse critério são as agências do distrito de Icoaraci, dos bairros do Marco, Nazaré, Pedreira, São Brás e Telégrafo, dos municípios de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Capanema, Santarém e Ananindeua, e a Agência de Demandas Jurídicas.

De acordo com o gestor do Serviço de Atendimento do INSS, José Heirônimo, o objetivo da mudança é melhorar a distribuição de demandas nas agências. “Vamos passar um semestre nesse regime, para tentar atender melhor e mais. Se não der certo, a mudança será revista pelo Ministério da Previdência”, explica. A Previdência recebia o público de 8h às 15h, com pausa para almoço, e chegava a atender entre 200 e 300 pessoas, segundo o gestor. “Agora a população pode entrar na agência até as 17h, e será atendida até as 19h, assim a quantidade de serviços irá aumentar”, afirma.

Os serviços prestados pelo INSS são as aposentadorias por idade, invalidez, tempo de contribuição e especial; os auxílios doença, acidente e reclusão; pensão por morte e salários família e maternidade. As visitas podem ser agendadas pela internet, no site da www.previdenciasocial.gov.br ou pelo telefone, discando 135. O gestor do atendimento garante que a maioria dos atendimentos não são agendados. “Cerca de 60% das demandas são espontâneas e simples. Muita gente vem aqui atrás de informação”, explica.

Mas para quem precisava ser atendido, o novo horário ainda não mostrou mudanças. Agnaldo Silva chegou na agência às 11h e até as 15h30 ainda aguardava atendimento. “Vim aqui resolver uma procuração e não vi mudança nenhuma, continuo esperando muito do mesmo jeito de antes”, relata. Para Ana Saraiva, a espera era menor, mas ainda insuficiente. “Eu nem sabia que o horário tinha mudado, agendei meu atendimento para as 15h e já estou há 45min esperando”, conta. (Diário do Pará)

Fonte: diariodopara.diarioonline.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

IR pago sobre lucro pode ser restituído em caso de prejuízo?

Internauta investe em fundo de inflação e pergunta se o imposto pago sobre rendimentos do fundo em 2012 pode ser devolvido este ano, caso ele tenha prejuízo

Previdência Corporate, por Redação

A escolha da previdência como presente para as crianças

A previdência complementar é uma das formas de investimento em que os pais encontram alento para a inquietação de garantir um bom futuro para os filhos,

Previdência Corporate, por Redação

Desaposentação ajuda a ganhar mais na aposentadoria

Muita gente se aposenta, mas continua trabalhando e contribuindo para o INSS. Essas pessoas podem, se for vantajoso para elas, requerer na Justiça a chamada desaposentação, isto é, a renúncia à aposentadoria antiga para se aposentar novamente com um valor de aposentadoria maior.

Previdência Corporate, por Redação

Mais de 80% da população com mais de 60 anos é assegurada pela Previdência Social

Dos 20,6 milhões de idosos existentes no País, 17,2 milhões são protegidos pela Previdência Social, segundo dados do AEPS (Anuário Estatístico de Previdência Social) divulgados pelo ministério nesta quarta-feira (7).

Deixe seu Comentário:

=