Publicado por Redação em Previdência Corporate - 02/03/2012

Novo horário do INSS não fez diferença

As agências da Previdência Social de todo país mudaram o horário de atendimento ao público. A mudança vai passar por um período de seis meses de experiência. Desde ontem, as portas das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriram às 7h e fecharam às 19h. Não há mais intervalos nos atendimentos: serão dois turnos de 6 horas ininterruptos de atendimento. Das 30 agências da Previdência que existem no Pará, apenas 13 estão funcionando no novo regime.

Para adotar o horário estendido, as agências precisam ter no mínimo dez servidores no atendimento. As que correspondem a esse critério são as agências do distrito de Icoaraci, dos bairros do Marco, Nazaré, Pedreira, São Brás e Telégrafo, dos municípios de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Capanema, Santarém e Ananindeua, e a Agência de Demandas Jurídicas.

De acordo com o gestor do Serviço de Atendimento do INSS, José Heirônimo, o objetivo da mudança é melhorar a distribuição de demandas nas agências. “Vamos passar um semestre nesse regime, para tentar atender melhor e mais. Se não der certo, a mudança será revista pelo Ministério da Previdência”, explica. A Previdência recebia o público de 8h às 15h, com pausa para almoço, e chegava a atender entre 200 e 300 pessoas, segundo o gestor. “Agora a população pode entrar na agência até as 17h, e será atendida até as 19h, assim a quantidade de serviços irá aumentar”, afirma.

Os serviços prestados pelo INSS são as aposentadorias por idade, invalidez, tempo de contribuição e especial; os auxílios doença, acidente e reclusão; pensão por morte e salários família e maternidade. As visitas podem ser agendadas pela internet, no site da www.previdenciasocial.gov.br ou pelo telefone, discando 135. O gestor do atendimento garante que a maioria dos atendimentos não são agendados. “Cerca de 60% das demandas são espontâneas e simples. Muita gente vem aqui atrás de informação”, explica.

Mas para quem precisava ser atendido, o novo horário ainda não mostrou mudanças. Agnaldo Silva chegou na agência às 11h e até as 15h30 ainda aguardava atendimento. “Vim aqui resolver uma procuração e não vi mudança nenhuma, continuo esperando muito do mesmo jeito de antes”, relata. Para Ana Saraiva, a espera era menor, mas ainda insuficiente. “Eu nem sabia que o horário tinha mudado, agendei meu atendimento para as 15h e já estou há 45min esperando”, conta. (Diário do Pará)

Fonte: diariodopara.diarioonline.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada tem função de completar a social

Segundo o presidente da Bradesco Vida e Previdência, Lúcio Flávio de Oliveira, não é adequado fazer uma comparação

Previdência Corporate, por Redação

Atenção à previdência

Cada vez mais brasileiros têm recorrido aos planos de previdência privada para garantir uma aposentadoria mais tranquila no futuro, acumular recursos para comprar um imóvel ou até mesmo para estudar no exterior.

Previdência Corporate, por Redação

Se escolha do plano de previdência for mal feita, investidor pode ter prejuízo

Nesta época, bancos oferecem planos em grande escala sob o argumento do benefício tributário; especialistas alertam para riscos

Deixe seu Comentário:

=