Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/09/2011

Novo IPI para carros favorece México e Argentina

Anunciadas como protecionistas, as medidas do governo para tentar estancar o avanço das importações de veículos não deve, ao menos a curto prazo, elevar a produção nacional de carros, informa reportagem de Felipe Nóbrega.

Isso porque a grande parte dos modelos trazidos da Coreia do Sul, da China, da Alemanha e do Japão --os que mais devem perder competitividade com a carga extra de imposto-- quase não têm similares feitos no Brasil.

Isso também inclui utilitários esportivos, sedãs grandes e hatches médios.

A tendência é que parte dos consumidores desses veículos migre para outros do mesmo segmento, mas trazidos do México e da Argentina, que já entravam no país sem pagar Imposto de Importação (com alíquota de 35%) e que não foram prejudicados com a sobretaxa do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 30 pontos percentuais).

"Se isso acontecer, vai ser basicamente uma dança das cadeiras. O carro que era importado de um lugar virá de outro", afirma Marcus Vinicius Tatagiba, presidente da Abracomex, associação das consultorias em comércio exterior.

A Anfavea (associação das montadoras) não descarta esse cenário, mas afirma que somente a balança comercial do setor automotivo com o México e a Argentina é "equilibrada" e que 60% do deficit comercial brasileiro vem da importação de carros oriundos de outros países.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 22.09.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP: inflação registra alta de 0,13% em julho

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo, que mede a inflação na capital paulista, fechou o mês de julho com alta de 0,13%, ante avanço de 0,23% em junho, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Crédito já dá sinais de melhora, afirma presidente do BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta segunda-feira (21) que foi detectada, nas últimas semanas, uma melhora tanto no volume de concessões de crédito quanto na redução das taxas cobradas pelos bancos.

Notícias Gerais, por Redação

Choque de trens no metrô de Xangai deixa mais de 200 feridos

Mais de 200 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira em um choque de dois trens do metrô de Xangai, provocado por uma falha técnica, segundo a companhia que opera o sistema, a Shangai Shentong.

Deixe seu Comentário:

=