Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/05/2014

ONS diz que operar sistema está cada vez mais difícil

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, disse, nesta terça-feira, 20, que o atual modelo energético brasileiro tornou mais árduo o trabalho de operar o sistema energético brasileiro. Com menos reservatórios e um modelo pautado principalmente no menor custo da energia e questões ambientais, e não em garantir maior segurança de abastecimento, a necessidade de transferência energética entre as regiões e de maior volume de energia gerada nas térmicas se tornou uma constante.

"Está ficando cada vez mais difícil e estressante (operar o sistema). Não há reservatórios, e com isso há mais geração térmica. Não apenas neste ano, mas também em anos com uma hidrologia próxima da média", afirmou o executivo, que participa nesta manhã de evento organizado pelas federações das indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Rio de Janeiro (Firjan). "Para garantir atendimento, vamos precisar operar mais térmicas", complementou Chipp, sinalizando uma mudança no modelo de abastecimento energético do País.

Chipp destacou que a geração elétrica a partir de fontes hídricas terá uma adição de cerca de 20 mil MW ao longo dos próximos anos. Desse total, porém, aproximadamente 200 MW serão atendidos por projetos com reservatórios, o que reduz a segurança do sistema. "A eólica suprirá a necessidade? Não podemos contar apenas com isso, por isso precisaremos das térmicas", alertou o diretor-geral do ONS.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Veja dicas para se tornar fornecedor de grandes empresas

Para os pequenos e médios fornecedores, uma boa oportunidade para se estabelecer no mercado é conseguir um contrato com uma grande companhia. A parceria pode render bons retornos financeiros. Porém, é preciso atenção especial para lidar com esse tipo de cliente.

Notícias Gerais, por Redação

Receita libera amanhã consultas ao 3º lote de restituição de IR do ano

A Receita Federal libera nesta quarta-feira a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) de pessoa física. No total, serão depositados R$ 2,2 bilhões em restituições referentes aos anos 2008 a 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Otimismo do brasileiro sobe em junho, aponta Ipea

O otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade socioeconômica do país subiu em junho para 68,5. O valor é superior ao apurado em junho de 2011 (64,1 pontos).

Notícias Gerais, por Redação

Ministério da Saúde lança Cartão SUS para população indígena

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quinta-feira (10), em Brasília, o Cartão Nacional de Saúde e o Hórus, que é um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica para população indígena.

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia medidas de estímulo à economia; redução de IPI volta

O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou nesta quinta-feira (1º) medidas para estimular o crescimento da economia brasileira. Entre as ações está a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industralizados) sobre os chamados produtos de linha branca, como fogão e gel

Deixe seu Comentário:

=