Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/04/2012

Operação no DF combate esquema de fraudes em declarações de IR

A Receita Federal deflagrou nesta quarta-feira uma operação conjunta com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para combater um esquema de fraude em declarações de Imposto de Renda. O prejuízo total aos cofres públicos é estimado em mais de R$ 30 milhões.

Os fiscais cumprem mandados de busca e apreensão em Brasília. A investigação iniciada há um ano tem como principais suspeitos servidores públicos da União e do Distrito Federal. Mais de 1.500 contribuintes passaram a ser monitorados na apuração.

Segundo a Receita, eles são acusados de usar dados falsos para forjar despesas e conseguir valores altos de restituição do Imposto de Renda. A suspeita é que esses contribuintes tenham se utilizado de artifícios para evitar a retenção das declarações na malha fina.

A Receita espera que a confirmação dos métodos utilizados no esquema na operação desta quarta-feira possa levar a novas declarações fraudulentas, inclusive as entregues já para este ano.

Os contribuintes serão intimados a comprovar os dados informados nas declarações com suspeita de fraudes. Além do imposto devido, os acusados podem ser obrigados a pagar uma multa de até 150% do valor sonegado caso confirmada a fraude. Eles também podem ter de responder penalmente por crime contra a ordem tributária.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: usando instrumentos que temos economia vai crescer

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi evasivo ao ser questionado se o governo poderia reduzir o compulsório dos bancos ou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como forma de estimular a economia.

Notícias Gerais, por Redação

De carona no otimismo após a reunião do Fomc, Ibovespa abre em alta de 1,54%

O Ibovespa inicia o pregão regular desta quinta-feira (26) em alta de 1,54%, aos 63.448 pontos, acompanhando o otimismo do mercado internacional após a reunião do Fomc ( Federal Open Market Committee) e a emissão de títulos públicos no velho continente.

Notícias Gerais, por Redação

Seguro-desemprego terá reajuste de 14,1% a partir de 1º de janeiro

Uma resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) publicada na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial da União estabelece reajuste de 14,1% no valor do seguro-desemprego a partir do dia 1º de janeiro.

Deixe seu Comentário:

=