Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/04/2012

Operação no DF combate esquema de fraudes em declarações de IR

A Receita Federal deflagrou nesta quarta-feira uma operação conjunta com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para combater um esquema de fraude em declarações de Imposto de Renda. O prejuízo total aos cofres públicos é estimado em mais de R$ 30 milhões.

Os fiscais cumprem mandados de busca e apreensão em Brasília. A investigação iniciada há um ano tem como principais suspeitos servidores públicos da União e do Distrito Federal. Mais de 1.500 contribuintes passaram a ser monitorados na apuração.

Segundo a Receita, eles são acusados de usar dados falsos para forjar despesas e conseguir valores altos de restituição do Imposto de Renda. A suspeita é que esses contribuintes tenham se utilizado de artifícios para evitar a retenção das declarações na malha fina.

A Receita espera que a confirmação dos métodos utilizados no esquema na operação desta quarta-feira possa levar a novas declarações fraudulentas, inclusive as entregues já para este ano.

Os contribuintes serão intimados a comprovar os dados informados nas declarações com suspeita de fraudes. Além do imposto devido, os acusados podem ser obrigados a pagar uma multa de até 150% do valor sonegado caso confirmada a fraude. Eles também podem ter de responder penalmente por crime contra a ordem tributária.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera em alta, e dólar oscila nesta quarta

A Bovespa operava no azul nesta quarta-feira (7). Por volta das 15h10

Notícias Gerais, por Redação

Taxa de câmbio: Entenda o que é e como ela afeta a economia do país

A crise econômica de 2009 continua a abalar a economia de diversos países europeus, principalmente os menos desenvolvidos, como Espanha e Grécia.

Notícias Gerais, por Redação

Rússia pede na ONU garantias sobre escudos antimísseis dos EUA

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, pediu novamente nesta terça-feira, diante da Assembleia Geral da ONU, "garantias legais sólidas" sobre o projeto de escudo antimísseis americano que será montado na Europa.

Deixe seu Comentário:

=