Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/05/2011

Oportunidades com a Copa vão além das cidades-sede

As oportunidades de negócios geradas com a Copa de 2014 devem ultrapassar os limites das 12 cidades-sede. O Sebrae está orientando os estados dos municípios que não receberão os jogos a incentivar seus empreendedores para que eles possam aproveitar os negócios criados com o evento esportivo. O programa prevê a participação de 8 mil empresas. Serão investidos mais de R$ 80 milhões no projeto, que não deve se limitar apenas a esses municípios. O objetivo é não perder mercado para empresas de outros países, que já estão se articulando para vender seus produtos no Brasil.

Os 12 municípios que vão sediar os jogos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá.

“Precisamos desenvolver um esforço para ajudar as micro e pequenas empresas a aproveitarem as oportunidades em função da Copa. O efeito deve ser multiplicador a partir do evento. Não podemos deixar essa chance passar”, afirma o gerente de acesso a mercados e serviços financeiros do Sebrae, Paulo Alvim.

A articulação feita na Paraíba, que não foi escolhida para receber os jogos, será usada como exemplo de incentivo ao empreendedorismo. O Sebrae no estado está se articulando em conjunto com as secretarias de turismo e as unidades da instituição nos estados próximos que sediarão jogos, como Pernambuco. Outro exemplo é o Sebrae no Pará, que está ajudando um grupo de produtores de gemas e joias a desenvolver produtos com as cores do Brasil para vender em Manaus, uma das cidades-sede.

A estimativa de alternativas de negócios nos locais onde serão realizados os jogos serão apresentadas pelo Sebrae em seminários regionais que vão acontecer, até agosto, nas 12 cidades do evento. “Vamos apresentar uma visão macro dos investimentos que serão feitos na economia e que setores têm correlação com esses investimentos para aproveitamento das oportunidades”, afirma o coordenador nacional de turismo do Sebrae, Dival Schmidt.

O primeiro encontro será promovido em Natal (RN), no dia 31 de maio. Um total de 500 empresários e empreendedores são aguardados no seminário da capital potiguar. O Mapeamento de Oportunidades elaborado pelo Se brae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que o setor da construção civil está precisando de fornecedores de alimentação para os canteiros de obras e reformas em geral. Outra demanda detectada foi em relação à necessidade dos meios de hospedagem por serviços de lavanderia industrial.

“Em 2011, a atuação do Sebrae será na identificação das oportunidades, captação das empresas e desenvolvimento das ações. Em 2012 e 2013, os projetos precisam ser colocados em prática pelas empresas”, alerta Schmidt.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 25.05.11 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: inflação menor ajuda na flexibilização da política monetária

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que o resultado do Índice de Preços ao COnsumidor Amplo (IPCA) de maio dá mais espaço para o governo flexibilizar a política monetária.

Notícias Gerais, por Redação

Dia dos Namorados: veja quanto é tributo no valor dos presentes mais cotados

A lista dos presentes mais cotados para o Dia dos Namorados também faz a alegria do Leão. Isso porque, na hora de comprá-los, os apaixonados esquecem que em um simples buquê de flores ou mesmo nos tradicionais bombons há incidência de tributos.

Notícias Gerais, por Redação

Mais de 60% dos brasileiros acreditam que o acesso ao crédito está mais fácil

No Brasil, o acesso ao crédito tem se tornado cada vez mais fácil, pelo menos na percepção de 62,8% dos brasileiros.

Notícias Gerais, por Redação

Itália diz que América Latina é parte da solução para os problemas mundiais

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmou hoje que a "América Latina é parte da solução para os problemas do mundo", dando destaque para o Brasil.

Deixe seu Comentário:

=