Publicado por Redação em Dental - 07/04/2011

Papiloma vírus causa câncer bucal?

Muitos cientistas acreditam que o papiloma vírus humano (HPV) tipos 16 e 18 - uma das causas dos papilomas e câncer do colo cervical em mulheres – os quais sabemos que causam 95 % de todos os cânceres cervicais, também causam alguns cânceres na orofaringe em homens e mulheres.

Os cientistas estudam a associação entre HPV e câncer oral por mais de 20 anos. Em um recente estudo realizado na Universidade de Johns Hopkins e publicado no New England Journal of Medicine (NEJM, May 10, 2007) mostra que a exposição do HPV e sua infecção aumenta o risco de câncer nas células da orofaringe independente dos outros dois grandes fatores de risco para esta doença: tabaco e álcool.

O estudo também sugere que o risco aumenta com a transmissão sexual do HPV baseado no fato de que os casos de câncer de orofaringe aumenta significantemente com o numero de parceiros sexuais.

Esforços para a incidência de câncer oral diminuir continuam, por exemplo, a vacina contra o HPV foi desenvolvida para prevenir câncer do colo cervical pode também prevenir o câncer bucal.

Especialistas acreditam que esta vacina só é eficaz se for administrada antes da exposição do vírus e se a vacinação se der na fase pré-sexual teremos efeitos bem positivos no combate ao câncer bucal ao redor do mundo em 15 a 20 anos.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 07.04.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba qual a melhor idade para colocar aparelho em crianças

A Associação Americana de Ortodontia recomenda que toda criança faça avaliação ortodôntica a partir dos 7 anos. Segundo especialistas, alguns tratamentos podem começar até antes, mas isso depende de cada caso.

Dental, por Redação

Existe uma escova de dentes própria para cada fase da vida

O critério de indicação de diferentes escovas para cada diferente fase da vida deve estar baseada no tamanho e formato dos maxilares e dentes. Conforme a criança cresce, é preciso adaptar a escova para facilitar a higienização.

Dental, por Redação

Com que frequência se deve fazer um exame odontológico com raios-x?

A frequência com que raios-x odontológicos, também conhecidos como radiografias, devem ser feitos depende das necessidades individuais de cada um.

Deixe seu Comentário:

=