Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/08/2011
Para um terço dos profissionais, área de RH não é vista como estratégica
SÃO PAULO – Apesar de Recursos Humanos já poder ser encontrado na maioria das empresas, uma boa parte dos profissionais ainda não sabe qual o principal papel deste departamento.
De acordo com pesquisa realizada pela Trabalhando.com Brasil, elaborada para o 37º Conarh (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas), um terço dos profissionais (33%) ainda não enxerga a área de RH como estratégica.
Para estes profissionais, diz o estudo, o profissional de RH é responsável apenas por contratar, demitir, cuidar dos pagamentos e motivar os funcionários.
“Infelizmente, um terço das pessoas ouvidas ainda enxerga o RH como uma área sem importância. Esses profissionais são vistos como aqueles que usam o termo feedback 24 horas por dia e insistem que no meio de uma crise você ainda deve parar para ouvir o próximo, ensinar e aprender, promover trocas de experiências e conhecimentos”, explica o diretor geral da Trabalhando.com Brasil, Renato Grinberg.
RH
Ainda conforme a Trabalhando.com Brasil, o papel do RH vai além das pendências burocráticas, já que o capital humano é muito importante para que as empresas alcancem seus objetivos e é essencial para que os negócios sejam ampliados.
Felizmente, ressalta o estudo, 67% dos entrevistados já enxergam o RH de forma mais sensata: acreditam que, além das tarefas burocráticas, esse profissional tem como principal função implementar ações voltadas a gestão de pessoas, de acordo com o negócio da empresa, sua missão e valores.
Para o levantamento, foram ouvidos 600 profissionais das mais variadas áreas.
Fonte: web.infomoney.com.br | 17.08.11
Posts relacionados
Rombo nas contas externas do Brasil sobe e se aproxima do deficit total de 2012
O Brasil registrou novo rombo recorde na troca de bens, rendas e serviços com o exterior, a chamada conta corrente.
Planos coletivos querem 14% de reajuste
Os planos de saúde coletivos querem aumento médio de 14% nos contratos que mantêm com as empresas que pagam ou repassam o benefício a seus funcionários.
Brasil transforma momento de crise em oportunidade, diz Dilma
Em mensagem que foi ao ar nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff avaliou que 2011 foi um bom ano e que o País está entrando em uma era de prosperidade.
Inflação oficial bate 7,31% em 12 meses, maior índice desde 2005
O IPCA (Índice Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial, continuou subindo e apresentou variação de 0,53% em setembro, ante 0,37% de agosto, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (7).







