Publicado por Redação em Dental - 30/04/2013

Pare de ranger os dentes em cinco passos

O ato de ranger os dentes – conhecido como bruxismo – pode ser decorrência de estresse, posicionamento errado dos dentes, entre outros fatores. O importante é diagnosticar a causa o quanto antes para tratar o problema. “Estudos recentes revelaram incidência de bruxismo em 56% da população brasileira, sendo mais comum em pacientes jovens”, afirma a especialista em Ortopedia Facial dos Maxilares da clínica Saraiva, Luciana Saraiva.

Os tratamentos variam, uma vez que dependem da descoberta do que desencadeia o problema. No entanto, o método mais usado para evitar que o bruxismo desgaste os dentes são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico. O dentista faz o molde da mordida do paciente que precisa dormir com o protetor. 
 
Luciana ressalta que tais placas não eliminam o ato de apertar e ranger os dentes, apenas previnem os danos. “A intervenção odontológica é fundamental, pois, além de evitar o desgaste dental, protege a ATM – articulação temporomandibular – e modula a ação da musculatura da mastigação”, diz.
 
Também é possível diminuir a carga de estresse e fazer algumas mudanças na rotina e comportamento para atenuar a carga depositada nos dentes. Luciana separou algumas dicas para deixar a noite tranquila, boca relaxada e dentes a salvo.
 
- Evite o consumo de substâncias estimulantes à noite – café, chá com cafeína, energéticos;
- Não durma com a TV ligada e luz acesa;
- Evite praticar atividades físicas à noite;
- Terapias relaxantes como meditação e ioga podem ajudar;
- Acupuntura tem apresentado resultados satisfatórios, bem como fisioterapias.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

10 erros que prejudicam a saúde bucal

Saiba o que você jamais pode fazer se quiser ter uma saúde bucal perfeita:

Dental, por Redação

Ronco, impotência, sobrepeso; combata com saúde bucal

A idade vai chegando e o homem ganha cada vez mais intimidade com três inimigos: sobrepeso, ronco e impotência. Os três estão relacionados, um pode piorar o outro e a saúde bucal também está ligada a eles.

Dental, por Redação

Amil vende mais plano dental

Após interromper a venda de plano de saúde individual no mês passado, a Amil intensifica esforços para que os clientes desta modalidade de convênio médico adquiram também o seu plano dental.

Dental, por Redação

30% da população tem mau hálito; veja como eliminá-lo

30% da população tem mau hálito; veja como eliminá-lo

Dental, por Redação

Tire dúvidas sobre a saúde oral da família

Para prevenir as primeiras cáries:

Deixe seu Comentário:

=