Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/10/2013

Pesquisador lança software gratuito para análise cardíaca

Um pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) desenvolveu um programa de computador que faz análises da variabilidade cardiocirculatória. Apesar da existência de softwares similares, o CardioSeries é gratuito, e promete fácil manuseio e a análise pareada da variabilidade da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Daniel Penteado Martins Dias, pós-doutorando do Departamento de Fisiologia da FMRP e idealizador do programa, o estudo da variabilidade cardiocirculatória permite a análise de alguns dos mecanismos que regulam o ritmo cardíaco e o movimento do sangue nos vasos. “O sistema cardiovascular tem alguns mecanismos de controle que atuam, “momento a momento”, monitorando os níveis de pressão arterial e promovendo alterações na frequência cardíaca. O estudo da variabilidade cardiocirculatória permite a avaliação precisa deste controle”.

Laboratórios de pesquisa em fisiologia cardiovascular, academias esportivas, divisões de cardiologia de hospitais são alguns dos locais que podem utilizar o CardioSeries. “O funcionamento do programa é simples, coleta-se os dados a partir de um registro de eletrocardiograma ou de pressão arterial pulsátil, gera-se séries temporais e o CardioSeries processa estes valores de forma rápida e eficaz”, explica Martins Dias.

O programa utiliza um algoritmo que identifica e quantifica flutuações em séries de valores de pressão arterial e frequência cardíaca. “Os parâmetros cardiovasculares flutuam batimento a batimento, mas a olho nu não é possível avaliar com precisão essas flutuações. Por isso precisamos fazer um registro computacional e aí sim proceder com a análise dos dados”, explica o pesquisador.

Durante o registro de parâmetros cardiovasculares podem ocorrer perturbações no sistema que resultam em valores que fogem da normalidade e que irão afetar negativamente a análise dos dados, os chamados transientes ou artefatos. O pesquisador assegura que o programa CardioSeries é capaz de removê-los.

O software está disponível gratuitamente na internet, no endereço http://www.danielpenteado.com. É necessário fazer um cadastro.


Fonte: http://saudeweb.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério vai investir R$ 35 bi em medicamentos produzidos no País

As indústrias brasileiras da saúde estão diante de uma janela de oportunidades para investirem na produção nacional de medicamentos, especialmente os biológicos.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo vai pagar diária de R$ 300 para hospital tratar dependente químico

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (1º) uma portaria com as regras para o repasse de verba extra para a criação de 3.508 leitos em enfermarias especializadas no atendimento de dependentes químicos, como viciados em crack, álcool e outras drogas.

Deixe seu Comentário:

=