Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 16/05/2011
Pesquisadores descobrem gene que controla a gordura do corpo
Cientistas britânicos descobriram que um gene ligado ao diabetes e ao colesterol é capaz de controlar o metabolismo da gordura no corpo.
O estudo foi publicado na revista "Nature Genetics". Segundo os autores do trabalho, a descoberta pode ajudar na pesquisa de novos medicamentos para tratar doenças relacionadas com a obesidade.
Foram analisados mais de 20 mil genes em amostras de gordura de 800 voluntários. Os resultados foram confirmados em outras 600 amostras.
De acordo com os pesquisadores, o gene KLF14 funciona como um interruptor de outros genes do tecido adiposo, relacionados a uma série de características metabólicas, incluindo o índice de massa corporal, obesidade, colesterol, insulina e níveis de glicose.
"Esse é o primeiro grande estudo que mostra como pequenas alterações em um gene regulador podem causar outros efeitos metabólicos", disse Tim Spector, do King's College London, que liderou o estudo.
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 16.05.11
Posts relacionados
Saúde Empresarial, por Redação
Devices conectados via rede 3G são usados para videoconferência entre doador e receptor, geralmente membros da mesma família
Saúde Empresarial, por Redação
O governo vai anunciar hoje 225 planos de saúde de 28 operadoras que serão suspensos. É a terceira vez que o ministério da Saúde adota a medida. As companhias não cumpriram o prazo máximo para a marcação de consultas, exames e cirurgias, segundo informações da TV Globo.
Saúde Empresarial, por Redação
O Hospital Sírio-Libanês inaugurou na última segunda-feira (08) Unidade Avançada de Insuficiência Cardíaca (UAIC), direcionada ao atendimento e tratamento especializado de pacientes graves.
Saúde Empresarial, por Redação
Idosos que tomam suplementos de cálcio e vitamina D podem ter uma expectativa de vida maior do que aqueles que não ingerem quantidades suficientes dos nutrientes.
Saúde Empresarial, por Redação
Greve dá continuidade ao movimento iniciado em abril contra as operadoras e tem adesão de cerca de 70% dos profissionais do setor, diz AMB
Deixe seu Comentário: