Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 16/05/2011

Pesquisadores descobrem gene que controla a gordura do corpo

Cientistas britânicos descobriram que um gene ligado ao diabetes e ao colesterol é capaz de controlar o metabolismo da gordura no corpo.

O estudo foi publicado na revista "Nature Genetics". Segundo os autores do trabalho, a descoberta pode ajudar na pesquisa de novos medicamentos para tratar doenças relacionadas com a obesidade.

Foram analisados mais de 20 mil genes em amostras de gordura de 800 voluntários. Os resultados foram confirmados em outras 600 amostras.

De acordo com os pesquisadores, o gene KLF14 funciona como um interruptor de outros genes do tecido adiposo, relacionados a uma série de características metabólicas, incluindo o índice de massa corporal, obesidade, colesterol, insulina e níveis de glicose.

"Esse é o primeiro grande estudo que mostra como pequenas alterações em um gene regulador podem causar outros efeitos metabólicos", disse Tim Spector, do King's College London, que liderou o estudo.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 16.05.11 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS revela a cobertura assistencial em seis regiões e a taxa de cobertura de planos privados

A quarta edição do FOCO – Saúde Suplementar traz dados de setembro de 2012 e revela que a taxa de cobertura de planos privados de assistência médica no Brasil corresponde a 25,1%.

Saúde Empresarial, por Redação

Excesso de sal pode causar doenças cardiovasculares

Apesar de ter papel importante no organismo e contribuir para um bom funcionamento do corpo, o consumo abusivo do sal de cozinha pode trazer problemas à saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS debaterá Nota Técnica para monitorar preços de planos coletivos empresariais

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou que será colocada em debate a Nota Técnica de Registros de Produtos, que irá para consulta pública nos meses de abril e maio.

Saúde Empresarial, por Redação

Biochip detecta 80 tipos diferentes de câncer na hora

Um novo biochip, criado por pesquisadores canadenses, é capaz de analisar e identificar até 80 tipos de câncer na hora. O microlaboratório - conhecido tecnicamente como chip microfluídico

Deixe seu Comentário:

=