Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 31/01/2013

Pessoas devem passar por avaliação antes de se exercitar

Praticar atividades físicas regularmente ajuda a prevenir ou melhorar doenças como hipertenção, diabetes, osteoporose, cardíacas, entre outras. Só que a atividade escolhida deve considerar o estado de saúde da pessoa. E essa avaliação deve ser feita com o médico especialista.

Uma pessoa com osteoporose, por exemplo, deve dar preferência para exercícios capazes de fortalecer os ossos e a circulação, como a musculação. A quantidade e o tempo dedicado à atividade escolhida também deverá ser definido por profissionais, após conhecer a realidade de cada pessoa.

Uma pessoa saudável deve se exercitar-se durante pelo menos 1 hora durante cinco dias da semana, intercalando exercícios de força (musculação) com aeróbios.

O ideal é monitorar sempre a frequência cardíaca mínima, que deve ser atingida durante os exercícios, e a frequência cardíaca máxima que não deve ser ultrapassada. Já quem tem algum problema de saúde deve obedecer à orientação médica para cada caso específico.

Fonte: R7


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Quase 80% das mulheres com mais de 70 anos tem equilíbrio ruim por causa do sedentarismo

A falta de atividades físicas na terceira idade afeta diretamente nas reações metabólicas, neuromotoras e funcionais, segundo um estudo inédito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o Celafiscs

Deixe seu Comentário:

=