Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/08/2016

Plano de saúde individual virou raridade, constata PROTESTE

Foto Divulgação

Avaliação da PROTESTE Associação de Consumidores com 120 planos de saúde individual e familiar comprova que o cenário não é favorável a quem precisa contratar um novo plano nessas modalidades, já que as operadoras quase deixaram de oferecê-las.

A PROTESTE constatou que, dos 120 planos avaliados, apenas 9% conseguiram obter conceito acima de 51 (nota mínima exigida para indicação da escolha certa). E apenas dois desses planos ofereciam cobertura nacional, ambas da operadora Unimed Goiânia. Os demais limitavam-se à cobertura, no máximo, estadual. Os preços elevados e as poucas opções de rede credenciada, em muitos casos, prejudicam os consumidores interessados na contração de um plano.

Há sete anos, quando a PROTESTE começou a fazer estes levantamentos anuais, mais de 50% dos planos analisados tinham abrangência nacional. Hoje, esse percentual não chega a 25%.

Já os planos que englobam grupos de municípios apresentam crescimento constante. A abrangência de um plano é um fator importantíssimo para quem viaja a trabalho.

Para os moradores de Goiânia, o plano UniBrasil (Unimed Goiânia) é a escolha certa. Apesar de ser um plano nacional, a maior parte de sua rede credenciada está no estado de Goiás.

Para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Ceará, não houve escolha certa, pois nenhum plano conseguiu cumprir todos os requisitos necessários. As opções com melhor custo-benefício para essas regiões foram os planos Assim (Ideal - Rio de Janeiro), Samp (Pleno - Espírito Santo) e HapVida (Nosso Plano - Ceará).

Os individuais seriam a melhor opção, por terem o reajuste estipulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas a escassez da oferta tem levado muita gente a optar pelos planos coletivos. O que nem sempre é uma boa ideia, porque os reajustes são por variação de custo e as operadoras podem cancelar o contrato unilateralmente a qualquer momento.

(Redação - Agência IN)

Fonte: IN Investimentos e Notícias


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Aplicações M2M como alternativa para melhorar o setor de Saúde

O M2M (Machine to Machine) é um mercado fragmentado com inúmeras aplicações atendendo a diversas verticais, como Transporte, Segurança, Energia, Pagamentos, entre outros.

Saúde Empresarial, por Redação

Programa nos EUA vai mapear atividade cerebral

Promessa de seu principal discurso à população, em fevereiro, o mapeamento da atividade cerebral foi lançado oficialmente ontem pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com previsão de US$ 100 milhões em fundos federais apenas para 2014.

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos brasileiros adotam técnica que congela osso para tratar câncer

Médicos brasileiros estão usando uma técnica de congelamento para tratar câncer nos ossos. Ainda pouco usado no Brasil, o método foi desenvolvido no Japão, onde é aplicado como rotina há 13 anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

CNS é contra privatização e terceirização na gestão do SUS

Conselho defende o ressarcimento ao SUS pelo atendimento a clientes de planos de saúde privados, tendo o Cartão SUS como estratégia para sua efetivação, e proibir o uso exclusivo de leitos públicos por esses usuários

Deixe seu Comentário:

=