Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/07/2011

Plugues e tomadas: fique atento na hora de escolher os itens segundo novo padrão

SÃO PAULO - Desde 1º de julho, só podem ser vendidos aparelhos eletrônicos que estiverem em conformidade com a padronização de plugues e tomadas. A regra vale também para os comerciantes de adaptadores e tomadas. Para o consumidor, a dúvida maior está na hora de escolher as tomadas que irá instalar em sua casa. "Para quem tem tomada antiga e aparelho com o novo padrão é melhor trocar a tomada, mas ela terá eficiência, desde que o imóvel tenha o aterramento", explica o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), Valdir Volpe.
 
Segundo o diretor, o consumidor deve padronizar os aparelhos com as tomadas. "Aparelhos com os plugues na norma antiga devem usar tomadas que sigam a mesma norma, caso não seja possível, usar um adaptador é a solução mais segura", comenta.
 
Estabelecimentos
Desde a última sexta-feira (1º), o Ipem-SP tem realizado ações rotineiras de fiscalização nos estabelecimentos  que vendem as tomadas e adaptadores, além das lojas de eletroeletrônicos. "Não preparamos ações especiais, apenas ações rotineiras e, eventualmente, podem acontecer ações especiais. No nosso entendimento o mercado já está se adequando, não é necessário grandes ações", fala Volpe.
 
Para evitar que aparelhos irregulares cheguem aos consumidores, o Ipem-SP fará apreensão de plugues e tomadas fora do padrão brasileiro e os aparelhos que também estiverem fora da regra terão seus fios cortados, para que, inutilizados, não possam ser vendidos aos consumidores.
 
Ampère 
Antes da padronização, no Brasil existiam 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas. Com a nova regra, passam a existir um único tipo de tomada e dois de plugues, com dois ou três pinos."Nos plugues de três pinos existe um dos pinos que serve para descarregar a carga elétrica em caso de curto no terra, já os aparelhos com dois pinos, eles já possuem preparação para que a descarga não seja conduzida ao usuário, sem a necessidade do pino terra", explica o diretor. 
 
Os plugues de dois pinos ou três pinos estão disponíveis em dois tipos de amperagem, 10 ou 20 ampères. "No momento da compra, os consumidores precisam verificar com atenção as especificações das embalagens, ver sempre a amperagem do aparelho e ver se ele é compatível com a amperagem da tomada", aconselha Volpe.
 
Os plugues de 10 ampères possuem diâmetro menor que os de 20 ampères, que faz com que a tomada de 20 ampères possa receber os plugues de 10, porém, as tomadas de 10 ampères ficam impossibilitadas de receber as de 20, uma vez que esta é mais potente que a de menor diâmetro.
 
Preço
De acordo com o coordenador Comercial da Leroy Merlin, unidade Ricado Jafet (SP), Orli Soares Onório, a loja não tem encontrado dificuldade em adquirir produtos no padrão brasileiro. "Não temos dificuldade nenhuma em adquirir produtos do fabricante, o fornecimento está normal", explica.
 
Apesar do aumento expressivo, de aproximadamente 500%, nas vendas de adaptadores, o coordenador afirma que o consumidores têm encontrado dificuldade em entender a amperagem que devem escolher. "A procura por adaptadores cresceu. Já por tomadas, o mercado não teve muito crescimento, pois geralmente quem está procurando as tomadas são as pessoas que estão construindo. Quem tem tomadas antigas tem dado preferência para os adaptadores", comenta.
 
Além disso, o coordenador aproveita para dar o exemplo de produtos utilizados em cada ampère. "No inverno, muitas pessoas compram aquecedores de ambiente e não sabem qual tomada usar. Nesse caso, são usadas as tomadas de 20 ampères. Já as de 10 ampères são utilizadas por computadores, por exemplo".
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 06.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Criação de postos de trabalho recua 36% em agosto, aponta Caged

O Brasil registrou a criação de 190.446 mil vagas com carteira assinada em agosto, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (14).

Deixe seu Comentário:

=