Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/06/2011

Por quanto tempo é preciso conservar declarações de quitação anual de débitos?

SÃO PAULO – Neste ano, os consumidores começaram a receber as declarações de quitação anual de contas de serviços pagas ao longo de todo o ano passado. Agora, um único documento substitui os 12 comprovantes de 2010. Mesmo com a facilidade, os consumidores devem ficar atentos aos prazos de conservação do recibo.

A declaração de quitação anual deve ser entregue por prestadores de serviços contínuos, como os serviços essenciais, de água, luz e telefone, e outros, como TV por assinatura, escolas e cartão de crédito. Empresas de convênios médicos e seguros também devem fornecer o comprovante anual aos contribuintes.

De acordo com a legislação federal, as empresas deveriam entregar o documento até maio. “É bom lembrar que, de acordo com a legislação, só terão direito ao documento aqueles que estiverem em dia com todas as parcelas ou mensalidades do ano anterior e caso algum débito seja objeto de constatação judicial, o direito à declaração de quitação será apenas dos meses não questionados”, reforçou em nota a Fundação Procon-SP.

Prazos de conservação da declaração
Segundo o Procon-SP, as declarações anuais das contas de água, energia, telefone e demais contas de serviços essenciais devem ser guardadas por cinco anos. Declarações de quitação de condomínio, por sua vez, devem ser conservadas durante todo o período em que o morador estiver no imóvel. Após sua saída, ele ainda deve conservá-los por dez anos.

As declarações dos pagamentos de consórcios devem ser guardadas até o encerramento das operações financeiras do grupo. No caso de seguros, a proposta, apólice e as declarações de pagamento devem ser conservadas por mais um ano após o fim da vigência do contrato.

Declarações dos pagamentos de aluguel, contrato e recebimento do termo de entrega das chaves devem ser guardados por três anos, após a desocupação do imóvel.

Os documentos referentes aos pagamentos de mensalidades escolares e de cursos livres devem ser guardados por, ao menos, cinco anos, bem como o contrato dos mesmos. No caso de cartão de crédito, os consumidores devem conservar as declarações também pelo mesmo período.

O Procon-SP enfatiza que os prazos são somente para problemas relativos ao consumo. Outras situações e entidades (Receita Federal, Detran, Prefeitura, netre outros) podem ter regras próprias.

Fonte: web.infomoney.com.br | 02.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Acabou a festa de retornos fáceis com renda fixa; É preciso arriscar mais

O Brasil sempre foi conhecido como um país de juros altíssimos. Ao longo dos últimos 13 anos, a taxa básica oscilou bastante, mas sempre se manteve em patamares muito elevados se considerados os padrões de países desenvolvidos.

Notícias Gerais, por Redação

Indústria brasileira terá desempenho aquém do PIB neste ano, diz BNP Paribas

Apesar do bom momento da economia brasileira, a indústria nacional irá mostrar certa recuperação neste ano e terá um desempenho melhor em relação à 2011, avaliou o BNP Paribas durante apresentação de seu relatório econômico trimestral nesta segunda-feira (26).

Notícias Gerais, por Redação

Dilma veta uso do fundo de investimento do FGTS na Copa-2014

A presidente Dilma Rousseff vetou a aplicação de recursos do Fundo de Investimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) em obras das cidades-sedes da Copa-2014 e da Olimpíada do Rio-2016.

Notícias Gerais, por Redação

Investir em fundo de resgate europeu pode beneficiar Brasil,dizem analistas

O Brasil e outros países emergentes ganhariam força ao eventualmente investir no Fundo Europeu de Estabilização Financeira, que deve ser ampliado para poder evitar o contágio da crise da dívida na zona do euro, afirmam analistas ouvidos pela BBC Brasil.

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego fica estável em 6% em setembro, aponta IBGE

A taxa de desemprego ficou em 6% em setembro, estável em relação a agosto. O percentual é inferior ao registrado em setembro 2010 --de 6,2%. Os dados são da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgada nesta quinta-feira (27) pelo IBGE.

Deixe seu Comentário:

=