Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/10/2011

Portaria regulamenta aumento do IPI para automóveis

O Ministério da Fazenda deve divulgar nesta segunda-feira, no "Diário Oficial da União", a portaria que regulamenta a elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis com menos de 65% de conteúdo nacional.

Segundo técnicos do governo, entretanto, os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento já podem receber propostas da montadoras, como a JAC, que quer negociar a flexibilização da medida para instalar uma fábrica com capacidade de produção de 100 mil automóveis anuais, na Bahia.

Não há nenhum impedimento para a instalação da fábrica, mas, para evitar a tributação com 30 pontos adicionais do IPI, a JAC terá de apresentar uma proposta de nacionalização da fábrica, que será analisada pelo governo, informou ao "Valor" um assessor graduado do Ministério do Desenvolvimento.

O ministro Fernando Pimentel já informou que o governo está "aberto" para analisar as propostas de montadoras em instalação no país, sem capacidade de cumprir os requerimentos de nacionalização no início do funcionamento.

Há pouca disposição na equipe econômcia, porém, em criar exceções para novas montadoras, a não ser que haja compromisso firme de nacionalização em prazo curto.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 07.10.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Os melhores fundos para você investir

Inflação, novo patamar de juros, mercado de ações em baixa. Diante desse cenário, os fundos de previdência podem ser uma ótima opção para colocar o seu dinheiro

Notícias Gerais, por Redação

Mantega estima crescimento de 4% em 2013

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (23) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deve ficar em 4% no próximo ano. “Temos que contar com o cenário internacional desfavorável, mas mesmo assim iremos crescer”

Notícias Gerais, por Redação

Vendas do comércio recuam 0,4% em agosto, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista recuaram 0,4% de julho para agosto, em volume, na taxa livre de influências sazonais, segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta terça-feira. Em julho, o setor havia registrado expansão de 1,2%.

Deixe seu Comentário:

=