Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/05/2011

Consumidor que usa a própria sacola deve ter desconto no comércio, defende ProTeste

SÃO PAULO – Consumidores que utilizam as próprias sacolas retornáveis deveriam se beneficiar de descontos no comércio varejista, defende a ProTeste - Associação de Consumidores.

Em meio às discussões sobre a proibição do fornecimento de sacolas de plástico comuns, a associação se mostra preocupada sobretudo com o bolso do consumidor, avaliando que os estabelecimentos são responsáveis por oferecer alternativas de embalagens gratuitas.

Cobrança extra
A proibição já ocorre em 13 capitais e 3 estados, restringindo o uso de sacolas que não sejam biodegradáveis. A idéia da restrição é incentivar a população a usar suas próprias sacolas retornáveis, as ecobags, ou carrinhos e sacolas de feira.

Em São Paulo, porém, além da proibição, o consumidor que tiver esquecido sua sacola ecologicamente correta terá um custo de R$ 0,19 por cada sacola feita de substância biodegradável.

Para a Proteste, essa cobrança é condenável, pois, apesar de serem importantes os incentivos para o uso de sacolas retornáveis, o consumidor não deve ser penalizado com cobranças extras.

Lixo doméstico
A Associação entende que o consumidor deveria ser beneficiado com redução de preços dos produtos, devido aos novos custos com sacolas.

No caso do lixo doméstico, por exemplo, o consumidor fazia o acondicionamento do material com as sacolas plásticas e, com a proibição da distribuição gratuita das sacolas, terá de comprar sacolas de lixo. Já que o varejo se livra desse custo, que era repassado para o consumidor. Portanto, diz a associação, seria justo uma redução nos preços dos produtos com a restrição das sacolas de plástico.

Lei
Em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab sancionou a lei no último dia 19, proibindo os estabelecimentos de varejo de fornecer sacolas de plástico para seus clientes acondicionarem as compras, sob pena de multa. A medida entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2012.

Outras cidades que já haviam aprovado lei nesse sentido foram Belo Horizonte, Brasília, João Pessoa e Palmas e outras oito capitais.

Fonte: web.infomoney.com.br | 24.05.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pagamento de 1 salário mínimo do PIS/Pasep começa hoje; entenda

A partir de hoje, Caixa e Banco do Brasil iniciam o pagamento do abono salarial PIS/Pasep a cerca de 21,4 milhões de beneficiados, segundo o Ministério do Trabalho.

Notícias Gerais, por Redação

Consumidor tem direito a dano moral ao convênio negar exame

Os beneficiários de planos de saúde têm direito à indenização por dano moral quando houver negativa para realização de exames por parte da operadora, determinou o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Notícias Gerais, por Redação

Último dia: entrega da declaração do Simples vai até esta sexta-feira

As MPEs (micro e pequenas empresas) optantes do Simples Nacional que ainda não entregaram a DASN-2012 (Declaração Anual do Simples Nacional), relativa ao ano-calendário 2011, terão até esta sexta-feira (20) para fazê-lo.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa perde 3% e dólar marca R$ 1,68 com mau humor global

A recepção fria ao bilionário plano americano para gerar empregos, e novos desdobramentos da crise europeia, derrubam as principais Bolsas de Valores e voltam a pressionar a taxa de câmbio doméstica, de volta aos preços de março.

Deixe seu Comentário:

=