Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/03/2011

Pré-sal gera preocupações quanto à soberania

Além da questão naval, a vinda de Barack Obama pode trazer de volta aos holofotes a discussão sobre a compra dos caças brasileiros.
A possível exposição do litoral brasileiro devido à exploração e transporte dos produtos do pré-sal tem sido apontada como uma das preocupações do governo atual.

Não por acaso, a aproximação com o governo americano teria entre os seus objetivos uma espécie de acordo de garantia da soberania deste território brasileiro, tendo em vista a fraquíssima estrutura da defesa naval nacional.

"O Brasil vai querer reiterar sua soberania militar na região, ainda que um grupo de empresas estrangeiras venham atuar diretamente no pré-sal", diz Marcelo Suano, pesquisador do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações internacionais.

O interesse dos Estados Unidos no Atlântico Sul estaria ativo até como forma de manter a região sob seu olhar, antes que a China lance mão dela.

Nesse sentido, Rodrigo Ulhoa Cintra de Araújo, Chefe de Departamento de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing, entende que a proteção do litoral é tão relevante quanto a busca por investimentos na região.

"Todo vácuo de poder abre a possibilidade para a entrada de um líder. Esse é o caso do nosso litoral".

Além da questão naval, a vinda de Barack Obama pode trazer de volta aos holofotes a discussão sobre a compra dos caças brasileiros. Marcelo Suano, do Ceiri, lembra que Dilma Rousseff tem sinalizado uma maior "simpatia" pelas aeronaves da Boeing.

Segundo o diretor-presidente da Câmara Americana de Comércio (Amcham), Gabriel Ricco, a aproximação abre novas perspectivas para a atuação da Boeing no Brasil. "As chances dos EUA fornecerem os caças voltaram a ser relevantes", diz.

Fonte: www.brasileconomico.com.br | 18.03.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Fiscalização da Receita recupera R$ 6 bilhões do IR de pessoas físicas

Número se refere a auditoria de declarações feitas em 2012. No ano passado, 282.857 pessoas foram fiscalizadas pela Receita.

Notícias Gerais, por Redação

Doações descontadas no IR: empresas têm até esta sexta para aplicar recursos no Fundec

As empresas locais podem aplicar recursos no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundec) até esta sexta-feira (28), último dia útil do exercício 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa firma recuperação e sobe 0,47%; dólar vale R$ 1,71

As dúvidas do mercado financeiro a respeito do "salvamento" da Grécia, e dos esforços da União Europeia para evitar o pior, não impedem que os mercados financeiros tenham um dia de valorização das ações.

Deixe seu Comentário:

=