Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/05/2012

Prévia do PIB cai em março, mas fecha trimestre em alta de 0,15%

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, caiu 0,35% em março (139,47 pontos) em relação a fevereiro (139,96 pontos), informou o BC nesta sexta-feira. Foi o terceiro mês seguido de queda do indicador, sendo que em fevereiro, quando comparado com janeiro, houve retração de 0,23% na economia brasileira. No acumulado em 12 meses, o IBC-Br mostra expansão de 1,57%.

No primeiro trimestre do ano, o indicador registra uma expansão de 0,15% na comparação com os últimos três meses do ano passado. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia - serviços, indústria e agropecuária. O objetivo do governo neste ano é o de garantir crescimento da economia na casa de 4%, apesar de o próprio BC calcular uma expansão de 3,5% no Produto Interno Bruto.

Para tanto, o governo vem anunciando medidas para acelerar a atividade e estimular o consumo. As mais recentes aconteceram no início de abril, num pacote de pouco mais de R$ 60 bilhões entre desonerações e nova injeção de capital no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nos dias 29 e 30 de maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne novamente para definir a nova Selic, hoje em 9% ao ano. A expectativa é de que ela seja reduzida em 0,5 ponto percentual e, se confirmado, será o sétimo movimento de baixa seguido desde agosto passado, quando a autoridade monetária iniciou o ciclo de afrouxamento monetário.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera em alta, à espera de acordo na Grécia

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) operava em leve baixa no início do pregão desta quarta-feira, com investidores a otimistas com a possibilidade da Grécia conseguir um acordo para rolagem de sua dívida, a medida que os partidos do país tentam novamente tomar uma decisão.

Notícias Gerais, por Redação

Governo mobiliza base para deixar emenda da saúde para 2012

Com o risco de infidelidade na própria base aliada, o Palácio do Planalto decidiu retirar a urgência do projeto que regulamenta a emenda 29, que trata de gastos em saúde. Com isso, a discussão sobre o tema será empurrada para 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Rússia pede na ONU garantias sobre escudos antimísseis dos EUA

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, pediu novamente nesta terça-feira, diante da Assembleia Geral da ONU, "garantias legais sólidas" sobre o projeto de escudo antimísseis americano que será montado na Europa.

Deixe seu Comentário:

=