Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/04/2013

Prévia do PIB indica queda de 0,52% em fevereiro, diz BC

O desempenho da economia brasileira piorou em fevereiro deste ano e registrou queda de 0,52% em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado, que desconta a interferência de efeitos sazonais, foi divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC).

Nos últimos 12 meses, a alta foi de apenas 0,83%. O número é uma "prévia" do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro (a soma de todas as riquezas produzidas no País). O resultado se aproxima do resultado obtido no ano passado, quando o PIB brasileiro registrou alta de apenas 0,9%. O desempenho da economia foi prejudicado pela indústria e agropecuária.

Na mesma base de comparação, mas desta vez sem descontar efeitos sazonais, a alta foi de 0,44%. Esta é a melhor forma de análise, segundo especialistas. O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) é o indicador criado pela autoridade monetária para tentar antever o comportamento do PIB. O indicador é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros da economia brasileira, que atualmente está na mínima histórica de 7,25% ao ano.

Fonte: Terra

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Nove em cada dez brasileiros acham que escola integral é necessária

Uma pesquisa nacional feita pelo Datafolha revelou que nove em cada dez brasileiros consideram escola em período integral necessária para a educação das crianças. 

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal desacelera a 0,55% na 2ª prévia de fevereiro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou para uma alta de 0,55% na segunda semana de fevereiro, depois de avançar 0,88% no período anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil dá autorização a 70 mil trabalhadores estrangeiros em 2011

O Ministério do Trabalho e Emprego deu autorização para 70.524 estrangeiros trabalharem no Brasil em 2011. De acordo com números divulgados nesta quinta-feira pelo governo, a quantidade de autorizações foi 25,9% maior que em 2010,

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem pior saldo na balança comercial para o mês de janeiro

A balança comercial brasileira teve o primeiro deficit em dois anos e o pior para um mês de janeiro já registrado, com as importações superando as exportações em US$ 1,291 bilhão no mês passado, informou nesta quarta-feira (1º) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas dos EUA fecham em alta com otimismo sobre Europa

Os principais índices do mercado acionário norte-americano exibiram alta nesta quarta-feira, após o presidente da Comissão Europeia dizer que apresentará opções para bônus conjuntos da zona do euro, ferramenta que investidores veem como um passo à frente para lidar com a crise da dívida da região.

Deixe seu Comentário:

=