Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/04/2013

Prévia do PIB indica queda de 0,52% em fevereiro, diz BC

O desempenho da economia brasileira piorou em fevereiro deste ano e registrou queda de 0,52% em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado, que desconta a interferência de efeitos sazonais, foi divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC).

Nos últimos 12 meses, a alta foi de apenas 0,83%. O número é uma "prévia" do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro (a soma de todas as riquezas produzidas no País). O resultado se aproxima do resultado obtido no ano passado, quando o PIB brasileiro registrou alta de apenas 0,9%. O desempenho da economia foi prejudicado pela indústria e agropecuária.

Na mesma base de comparação, mas desta vez sem descontar efeitos sazonais, a alta foi de 0,44%. Esta é a melhor forma de análise, segundo especialistas. O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) é o indicador criado pela autoridade monetária para tentar antever o comportamento do PIB. O indicador é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros da economia brasileira, que atualmente está na mínima histórica de 7,25% ao ano.

Fonte: Terra

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo central tem superávit primário recorde para janeiro

O governo central - formado por governo federal, Banco Central e Previdência Social - registrou superávit primário de R$ 26,146 bilhões em janeiro, o melhor resultado para esses meses, de acordo com a série histórica do Tesouro Nacional iniciada em 1997.

Notícias Gerais, por Redação

Saiba como fugir dos 11 maiores erros financeiros

Você economiza na hora do almoço no trabalho, só compra produtos na promoção, paga seu cartão de crédito dentro do prazo e ainda planeja suas férias tão desejadas a cada ano. Se você faz tudo isso sem passar por nenhum sufoco, significa que cuida muito bem de suas finanças.

Notícias Gerais, por Redação

Setor de serviços responde por 53,5% dos empregos criados em 2012

O setor de serviços foi responsável por 53,5% dos 1,328 milhão de empregos com carteira assinada gerados neste ano, segundo pesquisa realizada pela CNS (Confederação Nacional de Serviços)

Deixe seu Comentário:

=