Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/02/2012

Dilma diz que nova ministra atuará segundo diretrizes do governo

Na posse da ministra Eleonora Menicucci (Secretaria de Política para Mulheres), a presidente Dilma Rousseff afirmou que a indicada, favorável à descriminalização do aborto, atuará seguindo a linha do governo.

Eleonora é, disse Dilma, "uma feminsita que respeitará seus ideiais, mas que vai atuar segundo as diretrizes do governo em todos os temas sobre os quais terá atribuições".

A fala foi seguida de silêncio da plateia, que se manifestou diversas vezes efusivamente na cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

Desde que foi pressionada por evangélicos durante a campanha eleitoral, Dilma Rousseff mantém o compromisso de não capitanear mudanças na legislação atual de maneira pró-aborto. Posição essa que vem sendo criticada pelo movimento feminista.

Menicucci assumiu já provocando polêmica. Defensora da mudança na legislação relativa ao aborto, e ela própria já tendo passado por dois, a ministra virou alvo de críticas do segmento evangélico.

Nesta quinta-feira (9), três dias após a oficialização do nome de Menicucci, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disparou críticas contra ela no microblog Twitter. Disse que a bancada evangélica se unirá "para combater a abortista".

Dilma citou ter visto, nesta semana, questionamentos sobre a escolha de Menicucci. Afirmou que a escolheu "sobretudo pelo conjunto da obra", mas passou um recado para os evangélicos.

"Quando assumimos o governo, nós governamos para todos os brasileiros e brasileiras, sem distinções políticas, religiosas ou de qualquer outra ordem", declarou a presidente.

Menicucci não deixou de citar o tema dos direitos reprodutivos em seu discurso. Não se pode aceitar, disse ela, "que os serviços de atendimento a vítimas de violência seuxal continuem sem manutenção, sem ampliação, que [as mulheres] continuem sendo mal atendidas em repartições públicas e privadas e que tenham seus direitos reprodutivos e sexuais desrespeitados".

A nova ministra e Dilma citaram os temos da ditadura militar, quando dividiram cela na prisão. Menicucci chegou a se emocionar quando citou amigos que foram assassinados na ditadura.

"Com muita tristeza, quero render minhas homenagens às mulheres, aos homens, jovens, que tomabaram na luta contra a ditadura."

Menicucci relembrou o encontro com Dilma na prisão. "Quando, na tua campanha, presidenta Dilma, eu recebi telefonema para participar do primeiro programa de TV, eu pensei 'eu?'. Eu disse 'eu, sim' e dei o depoimento de quando cheguei no presídio Tiradentes, a senhora estava lá e me abraçou com afeto, que durante a minha vida inteira esse afeto ficou marcado."

CONFUSÃO NA POSSE

Com mais convidados que cadeiras na plateia, o Planalto teve que lidar com dezenas de mulheres brigando para poder entrar no espaço restrito onde seria a posse de Menicucci.

"Somos amigas da Leo de colégio e prisão e não vamos poder entrar?", perguntou Guiomar Silva Lopes, que saiu de São Paulo especialmente para a posse.

Uma das presentes gritou com o segurança que insistia em impedir sua entrada. "Chega de barreiras na vida da gente!", disse.

Depois de um coro pedir a entrada, os seguranças tiveram que liberar

Fonte:www.folha.uol.com.br|10.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dados externos pautam bolsas e volatilidade permanece

O desempenho do Ibovespa no último dia útil da semana pode ser marcado pela volatilidade por causa de notícias em direções opostas. O Ibovespa futuro registra retração de 0,39%.

Notícias Gerais, por Redação

SP: mercados devem fornecer sacola biodegradável ou de papel

Os supermercados de São Paulo devem fornecer gratuitamente sacolas plásticas biodegradáveis ou de papel aos consumidores a partir desta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa contraria mercado externo e abre no campo positivo

Na contramão do mercado externo, o Ibovespa Futuro abre em alta no pregão desta terça-feira (24). Por volta de 10h30 (horário de Brasília), o principal índice do mercado de ações nacional subia 0,66% aos 53.383 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Governo negocia com servidores de agências na 5ª-feira

Os servidores das agências reguladoras, em greve desde segunda-feira, terão uma reunião com o governo na quinta-feira, às 20 horas, na sede do Ministério do Planejamento.

Deixe seu Comentário:

=