Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/12/2012

Previdência estadual x produzir

O projeto do governo estadual que propõe reajuste na alíquota previdenciária, de 11 para 13,25%, para todos os servidores ativos e inativos, merece reflexão política e não apenas técnica. Senão vejamos: o governo mandou um projeto para a assembléia sem fazer cálculo autorial, que aponta o equilíbrio financeiro do sistema previdenciário. O governo simplesmente tomou uma decisão política, de penalizar o servidor, com uma redução salarial de 2,25%.

O Conselho Estadual da Previdência, não foi consultado e sequer teve acesso às discussões, embora a lei afirme que é o órgão máximo da previdência pública goiana, "coitados".

A GOIASPREV autarquia que deveria zelar pela previdência dos servidores, apóia esse famigerado projeto cegamente, aliás, disseram que a Casa Civil e a Segplan que são os tutores do projeto, mas a diretoria que foi indicada pelas entidades dos servidores, apóia e aplaude esse aumento.

Como equilibrar as contas previdenciárias, realmente não é fácil. O modelo adotado pelo Brasil, o da solidariedade, que foi inspirado no modelo europeu pós-2ª guerra, exauriu.

A saída: o governo assumir o passivo previdenciário. Como pagar: parar de dar, doar, impostos a grupos econômicos e mega empresários, através dos famosos incentivos fiscais, como o Produzir. Esse dinheiro vem dos impostos e simplesmente é dado de graça para os ricos.

Portanto, tecnicamente tem saída, os bilhões que vão para poucos, dá para pagar os inativos públicos goianos, que são milhares.

Fonte: dm.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Câmara analisa projeto para deduzir do IR previdência de dependente sem renda

A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei do Senado para deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) o valor da contribuição previdenciária oficial paga em nome de dependente que não possua rendimentos.

Previdência Corporate, por Redação

Novo modelo de Previdência do Estado em 2014

Até amanhã, um projeto de lei com o novo regime de previdência complementar será enviado à Assembleia  

Previdência Corporate, por Redação

INSS e Susep lideram pedidos com base na Lei de Acesso à Informação

Levantamento da CGU (Controladoria-Geral da União) aponta que a Susep (Superintendência de Seguros Privados) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são os órgãos com mais solicitações de informações e esclarecimentos de dúvidas com base na Lei de Acesso à Informação.  

Deixe seu Comentário:

=