Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/12/2012

Previdência estadual x produzir

O projeto do governo estadual que propõe reajuste na alíquota previdenciária, de 11 para 13,25%, para todos os servidores ativos e inativos, merece reflexão política e não apenas técnica. Senão vejamos: o governo mandou um projeto para a assembléia sem fazer cálculo autorial, que aponta o equilíbrio financeiro do sistema previdenciário. O governo simplesmente tomou uma decisão política, de penalizar o servidor, com uma redução salarial de 2,25%.

O Conselho Estadual da Previdência, não foi consultado e sequer teve acesso às discussões, embora a lei afirme que é o órgão máximo da previdência pública goiana, "coitados".

A GOIASPREV autarquia que deveria zelar pela previdência dos servidores, apóia esse famigerado projeto cegamente, aliás, disseram que a Casa Civil e a Segplan que são os tutores do projeto, mas a diretoria que foi indicada pelas entidades dos servidores, apóia e aplaude esse aumento.

Como equilibrar as contas previdenciárias, realmente não é fácil. O modelo adotado pelo Brasil, o da solidariedade, que foi inspirado no modelo europeu pós-2ª guerra, exauriu.

A saída: o governo assumir o passivo previdenciário. Como pagar: parar de dar, doar, impostos a grupos econômicos e mega empresários, através dos famosos incentivos fiscais, como o Produzir. Esse dinheiro vem dos impostos e simplesmente é dado de graça para os ricos.

Portanto, tecnicamente tem saída, os bilhões que vão para poucos, dá para pagar os inativos públicos goianos, que são milhares.

Fonte: dm.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Central 135 da Previdência Social funciona hoje até as 19h

A Central 135 irá funcionar hoje e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo. Normalmente, o canal remoto atende a população até às 22h. Nesses dois dias, porém, o horário será reduzido: das 7h às 19h.

Previdência Corporate, por Redação

Número de donas de casa de baixa renda filiadas à Previdência chega a 283 mil

Meta do governo é chegar a 1 milhão de formalizações até 2015.

Previdência Corporate, por Redação

Aposentados confiam em votação favorável sobre IR

Os cerca de 415 mil aposentados e pensionistas do Grande ABC estão otimistas e acreditam na isenção do IR (Imposto de Renda) para pessoas com mais de 60 anos.

Previdência Corporate, por Redação

Ministro defende aprovação do Fundo de Previdência

O ministro Garibaldi Filho defendeu ontem que o Congresso Nacional aprove o mais rápido possível o projeto de lei 1992/07, que cria o fundo de previdência complementar para o servidor público federal.

Deixe seu Comentário:

=