Publicado por Redação em Previdência Corporate - 31/01/2013

Previdência fecha 2012 com déficit 9% maior

O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) fechou o ano passado com um déficit de 42,293 bilhões de reais. O valor é resultado da diferença entre 283,717 bilhões de reais em arrecadação e 326,010 bilhões de reais em despesas com benefícios. Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira pelo Ministério da Previdência Social e são corrigidos pelo indicador INPC. O valor é 9% superior ao registrado em 2011 - déficit de 38,8 bilhões de reais.

Os valores tinham sido antecipados pelo Tesouro Nacional na terça-feira, mas foram divulgados em termos nominais. Apenas em dezembro, foi registrado um superávit de 6,572 bilhões de reais, referente à arrecadação no valor de 38,636 bilhões de reais e a pagamentos a beneficiários de 32,063 bilhões de reais.

Segundo informações do secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, o déficit aumentou na comparação anual devido ao aumento do valor do salário mínino - que corrige a maior parte dos benefícios do INSS. Em 2012, o salário mínimo subiu de 545 reais para 622 reais.

Superávit - No ano, as contas do governo central (Banco Central, Previdência e Tesouro Nacional) registraram superávit primário de 86,086 bilhões de reais, as contas dos governos regionais (estados e municípios) tiveram uma economia de 21,511 bilhões de reais, enquanto as empresas estatais apresentaram déficit de 2,645 bilhões de reais. Com isso, o superávit primário ficou em 105 bilhões de reais - ou 2,38% do Produto Interno Bruto. Para alcançar a meta de 3,1% do PIB estabelecida pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o governo lançou mão de artifícios contábeis, como o abatimento dos investimentos do PAC, a antecipação de dividendos de estatais e a utilização de recursos do Fundo Soberano do Brasil (FSB). Desta forma, conseguiu cumprir a meta fiscal de 139,8 bilhões de reais de economia para o pagamento dos juros da dívida.

Fonte: Veja


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS: tempo para perícia passa de 19 para 35 dias em dois anos

O tempo de espera dos segurados por atendimento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou nos últimos dois anos e passou para 35 dias, de acordo com informações do jornal Agora com base em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU).

Previdência Corporate, por Redação

Receita libera consultas ao sétimo e último lote do IR 2012

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (10), a partir das 9h, as consultas ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2012, além de lotes residuais do IR de 2008 a 2011.

Previdência Corporate, por Redação

Sai hoje extrato de reajuste de benefícios dos aposentados

O aposentado que quiser conferir como ficará seu benefício com o reajuste poderá, a partir de hoje, ver seu extrato de pagamento no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br).

Previdência Corporate, por Redação

Câmara vota fundo de previdência hoje

Brasília Os líderes partidários decidiram, ontem, em reunião com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), adiar para hoje a votação do projeto de lei que cria o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp),

Deixe seu Comentário:

=