Publicado por Redação em Previdência Corporate - 31/01/2013

Previdência fecha 2012 com déficit 9% maior

O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) fechou o ano passado com um déficit de 42,293 bilhões de reais. O valor é resultado da diferença entre 283,717 bilhões de reais em arrecadação e 326,010 bilhões de reais em despesas com benefícios. Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira pelo Ministério da Previdência Social e são corrigidos pelo indicador INPC. O valor é 9% superior ao registrado em 2011 - déficit de 38,8 bilhões de reais.

Os valores tinham sido antecipados pelo Tesouro Nacional na terça-feira, mas foram divulgados em termos nominais. Apenas em dezembro, foi registrado um superávit de 6,572 bilhões de reais, referente à arrecadação no valor de 38,636 bilhões de reais e a pagamentos a beneficiários de 32,063 bilhões de reais.

Segundo informações do secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, o déficit aumentou na comparação anual devido ao aumento do valor do salário mínino - que corrige a maior parte dos benefícios do INSS. Em 2012, o salário mínimo subiu de 545 reais para 622 reais.

Superávit - No ano, as contas do governo central (Banco Central, Previdência e Tesouro Nacional) registraram superávit primário de 86,086 bilhões de reais, as contas dos governos regionais (estados e municípios) tiveram uma economia de 21,511 bilhões de reais, enquanto as empresas estatais apresentaram déficit de 2,645 bilhões de reais. Com isso, o superávit primário ficou em 105 bilhões de reais - ou 2,38% do Produto Interno Bruto. Para alcançar a meta de 3,1% do PIB estabelecida pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o governo lançou mão de artifícios contábeis, como o abatimento dos investimentos do PAC, a antecipação de dividendos de estatais e a utilização de recursos do Fundo Soberano do Brasil (FSB). Desta forma, conseguiu cumprir a meta fiscal de 139,8 bilhões de reais de economia para o pagamento dos juros da dívida.

Fonte: Veja


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Unidade Móvel da Previdência Social está na cidade de Iguape, SP

Moradores poderão resolver pendências com o INSS. Unidade está na sede da promoção social.

Previdência Corporate, por Redação

Receita libera consultas ao 1º lote do IR 2013, o maior da história

Serão pagos R$ 2,8 bi no lote multiexercício, sendo R$ 2,7 bi de 2013. 1,99 milhão de contribuintes terão restituição em 17 de junho, diz Fisco.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência estuda limites para pensões

O Ministério da Previdência Social está finalizando um projeto que altera as regras de concessão dos benefícios previdenciários, informou ontem o titular da pasta

Previdência Corporate, por Redação

Líderes não entram em acordo e votação da previdência do servidor segue indefinida

Depois de uma tarde de muito debate no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, a votação do projeto de lei que cria o fundo de previdência complementar do servidor público (Funpresp - PL 1992/07) foi adiada para a próxima terça-feira (14).

Previdência Corporate, por Redação

Governo busca alternativa para Previdência do setor público

O governo está buscando uma alternativa para reduzir o déficit da Previdência dos servidores públicos federais.

Deixe seu Comentário:

=