Publicado por Redação em Previdência Corporate - 15/07/2015

Previdência Privada ou fórmula 90/100

Cada caso é um caso; melhor escolha depende de cálculos

Olha aí uma pergunta interessante que chegou no meu site www.renatofollador.com.br: meu nome é Vitor, tenho 55 anos de idade e 35 de contribuição ao INSS. O Senhor sempre fala que quem se aposenta com pouca idade e continua a trabalhar, o ideal é aplicar toda a aposentadoria do INSS numa previdência privada até quando decidir parar definitivamente. Com a nova fórmula 90/100 recém-aprovada, o que é melhor fazer: aposentar-se já e recolher para uma previdência privada ou continuar recolhendo para o INSS até atingir o somatório 100 no caso dos homens.

Ótima pergunta, mas com resposta difícil, pois cada caso é um caso. Tem que fazer cálculo e isso é coisa para especialista. E vale uma consulta, pois a decisão vai impactar na aposentadoria pelo resto da vida.

Neste caso do Vitor, ele pode parar já, pois cumpriu a carência mínima de 35 anos para se aposentar por tempo de contribuição. Mas como ele tem só 55 anos de idade, o fator previdenciário é 0,70, ou seja, ele vai se aposentar perdendo 30% da média dos salários de contribuição.

Hoje, ele tem a soma 90 (55 mais 35). Se ele trabalhar mais 5 anos, somaria também mais 5 anos de idade, atingiria a soma 100 e ficaria livre do fator e da perda de 30%. Isso ele não conseguiria em 5 anos na previdência privada.

Resumo: recolha mais 5 anos para o INSS.

Fonte: Artigo - Blog Renato Follador


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Governo prepara projeto de lei que muda requisitos para aposentadoria

O governo federal prepara um projeto de lei que substitui o fator previdenciário por uma regra que mescla idade mínima e tempo de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para obter a aposentadoria.

Previdência Corporate, por Redação

Itaú incentiva previdência para educar jovens

O fundo de previdência para jovens do Itaú, o First, cresceu 31% nos últimos doze meses e alcançou R$ 1,5 bilhão em volume de recursos. É o principal produto que a instituição financeira está incentivando para pais formarem a poupança dos filhos.

Previdência Corporate, por Redação

Servidores Municipais podem ter regime próprio de previdência

Os servidores municipais de Três Lagoas querem um regime próprio de previdência. Os funcionários não querem mais contribuir com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), e sim ter a garantia de que vão se aposentar com um salário integral.

Deixe seu Comentário:

=