Publicado por Redação em Previdência Corporate - 05/01/2015

Previdência privada tem função de completar a social

O presidente da Federação Nacional da Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Osvaldo Nascimento, afirma que, como o próprio nome diz, “a previdência complementar vem para completar a social”. “A previdência complementar e as coberturas de seguros complementam as coberturas previstas na previdência social. Temos que lembrar que dificilmente um cidadão receberá pelo teto em função das regras de cálculo e do fator previdenciário. Neste contexto, o cidadão deve utilizar a previdência complementar e as coberturas de seguros para complementar os benefícios sociais e nunca para substitui-los, visto que as contribuições sociais são obrigatórias”, destaca Nascimento.
 
Segundo o presidente da Bradesco Vida e Previdência, Lúcio Flávio de Oliveira, não é adequado fazer uma comparação.

“A Previdência Social funciona no regime de repartição simples, o que significa que as contribuições sobre os salários dos trabalhadores ativos, bem como sobre a folha de pagamento das empresas, pagam os benefícios aos inativos. A lógica do modelo é, portanto, a de transferência de renda”, explica Oliveira.

“ Por outro lado, a previdência privada funciona no regime de capitalização, no qual a aposentadoria de cada trabalhador é custeada pela capitalização prévia dos recursos de suas próprias contribuições, feitas durante a sua vida laborativa”, esclarece Oliveira.

Fonte: www.otempo.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

País já conta com mais de 336 mil donas de casa de baixa renda

Dados divulgados pela Secretária de Políticas de Previdência Social (SPPS) mostram que o número de cadastros de donas de casa de famílias de baixa renda considerando o período de outubro de 2011 até setembro deste ano foi de 336.466.

Deixe seu Comentário:

=