Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/12/2014

Quase metade dos brasileiros é sedentária, 15% fumam e 28% veem muita TV


 Esqueça a imagem do brasileiro saudável, que passa boa parte do tempo ao ar livre. Quase a metade da população com 18 anos ou mais do país –46%, segundo dados do IBGE--, é sedentária, 28,9% assistem a três horas ou mais de televisão por dia e 15% fumam ou usam produtos derivados do tabaco. Os dados fazem parte da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), divulgada nesta quarta-feira (10). Esta é a primeira vez que a pesquisa é realizada.

Por sedentária entende-se a parcela da população considerada "insuficientemente ativa", ou seja, que pratica menos de 150 minutos de atividade física por semana, seja nos momentos de lazer, no trabalho ou nos deslocamentos até o trabalho.

O Estado de Roraima foi apontado como o mais sedentário, com 57,3% da população insuficientemente ativa. Já Minas Gerais aparece como o menos sedentário, com 41%.

No geral, homens são mais ativos que mulheres --27,1% contra 18,4%. Segundo técnicos do IBGE, a diferença pode ser resultado da tripla função exercida pela população feminina, que, cada vez mais, se divide entre o trabalho, afazeres domésticos e cuidados com os filhos, e teria menos tempo para exercícios.

Já o Rio de Janeiro é campeão entre os Estados colados na telinha.  Ao menos 40,4% da população fluminense passa três horas ou mais em frente à televisão por dia. Na sequência aparecem o Sergipe e o Rio Grande do Norte, com 37,9% e 35,5%, respectivamente.

Entre os brasileiros com mais de 18 anos, 15% admitiram fumar ou usar produtos derivados do tabaco. A proporção é maior na área rural que na área urbana – 17,4% contra 14,6% - e três pontos percentuais menor que a registrada há cinco anos pela PNAD 2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), único dado possível de ser comparado à PNS, devido à metodologia semelhante.
egundo Maria Lúcia Vieira, gerente da pesquisa, a redução de 18% para 15% no número de usuários de tabaco e derivados pode ser resultado das campanhas anti-tabaco e das proibições recentes de fumar em ambientes públicos.

Desde o dia 3 de dezembro, com a entrada em vigor da Lei Antifumo, de abrangência nacional, é proibido o consumo de cigarros e derivados em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes, casas noturnas e ambientes de trabalho. A lei 12.546 existe desde 2011, mas só foi regulamentada em agosto, e também proíbe os fumódromos e propagandas de cigarro.

Até então apenas oito Estados aplicavam leis antifumo próprias – São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Paraíba e Paraná -, sendo que os paulistas foram pioneiros, ao criar a legislação em 2009.

A pesquisa mostra ainda que mais da metade dos fumantes –51,1%-- tentaram abandonar o vício nos 12 meses anteriores ao levantamento e que 52,3% pensaram em parar devido às advertências sobre os riscos do tabagismo presentes em maços de cigarro.

Além da tendência ao sedentarismo e do apreço pela televisão e pelo cigarro, o IBGE também mostra um Brasil em que quase um quarto da população consome bebidas alcóolicas regularmente. Ao menos 24% da população adulta disse beber uma vez ou mais por semana, sendo que homens bebem quase três vezes mais que as mulheres - 36,3% contra 13%.

A pesquisa mostra também que 24,3% das pessoas com 18 anos ou mais que dirigem admitiram ter conduzido carro ou motocicleta depois de ingerir bebidas alcoólicas.

Fonte: uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Receita reduz de 3% para 2,5% previsão de alta da arrecadação em 2013

A Receita Federal cortou de 3% para 2,5% a previsão de crescimento real (descontada a inflação) da arrecadação com impostos e contribuições em 2013. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22) pelo secretário-adjunto do órgão, Luiz Fernando Teixeira Nunes.

Notícias Gerais, por Redação

Por que economia não vai deixar relaxar nas férias de julho

Para o Banco Espírito Santo, com as perspectivas de crescimento ainda patinando, parece complicado haver uma perspectiva de melhora no curto prazo

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedores devem entregar declaração de rendimentos até 31 de maio

Os empreendedores individuais devem entregar até 31 de maio a declaração de rendimentos, a DASN-Simei, referente ao ano-calendário 2011, à Receita Federal. A obrigatoriedade vale para os empreendedores formalizados até 31 de dezembro de 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar vira e sobe 0,16%, a R$ 1,846

O dólar comercial recuperou as perdas observadas pela manhã e registra leve alta ante o real.

Notícias Gerais, por Redação

Crise europeia engaveta fusões e aquisições de empresa no Brasil

O agravamento da crise na Europa, além dos primeiros sinais de desaquecimento da economia brasileira, "engavetou" boa parte das operações de fusão e aquisição envolvendo empresas no Brasil.

Deixe seu Comentário:

=