Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 14/01/2011

Raça, sexo e renda determinam nível de saúde nos EUA, diz estudo

A raça, o sexo e o nível de renda determinam os fatores de risco e o acesso à saúde nos Estados Unidos, revelou um estudo publicado na quinta-feira (13), segundo o qual a eliminação de algumas desigualdades permitiria economizar bilhões de dólares ao ano.

O acesso aos cuidados de saúde, a exposição a riscos ambientais e os fatores de risco de comportamento variam muito de acordo com a origem étnica, o sexo e a classe social das pessoas, destacou o relatório dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças).

De acordo com os CDC, a eliminação de algumas diferenças poderia economizar 6,7 bilhões de dólares por ano.

Por exemplo, os homens e mulheres afroamericanos são muito mais propensos que os brancos a morrer de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.

A taxa de gravidez na adolescência entre os hispânicos é cinco vezes maior do que a dos asiáticos, e os lares próximos do nível de pobreza têm mais chances de abrigar fumantes do que os lares com renda mais elevada.

Os nativos americanos têm a maior taxa de acidentes de trânsito (29 por mil).

Em geral, os homens são quatro vezes mais propensos que as mulheres a cometer suicídio.

As mortes por uso de drogas, ao contrário, são mais altas entre os brancos não hispânicos e mais baixas entre os asiáticos e insulares do Pacífico.

A hipertensão arterial é mais frequente entre os negros (42%) do que entre os brancos (29%).

Por outro lado, a taxa de hospitalização aumenta enquanto diminui o nível de renda.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 14.01.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo suspende 301 planos de saúde de 38 operadoras no Brasil

A partir da próxima sexta-feira (5), o governo vai suspender a comercialização de 301 planos de saúde de 38 operadoras do país por três meses.

Saúde Empresarial, por Redação

Estados Unidos aprovam primeira pílula para prevenir aids

Primeira pílula que ajuda na prevenção do vírus HIV, o Truvada, foi aprovado nesta segunda-feira, 16, anunciou o FDA (agência que regula medicamentos).

Saúde Empresarial, por Redação

Saber lidar com o arrependimento promove velhice saudável

Envelhecer de modo saudável está diretamente ligado à capacidade de lidar com o arrependimento. Quando uma pessoa é jovem, se arrepender de uma escolha pode ajudá-la a tomar melhores decisões no futuro.

Deixe seu Comentário:

=