Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/05/2012

Receita desarticula quadrilha especializada em fraudes no IR

A operação Onça Preta, realizada em conjunto entre as Receita e a Polícia Federal, desarticulou nesta quinta-feira (3) uma quadrilha acusada de fraudar a DIRPF (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) para obtenção de restituições indevidas.

De acordo com a Receita Federal, os crimes envolveram a DIRPF (Declaração do Imposto Sobre Renda da Pessoa Física) e a DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) de prefeituras do estado da Bahia e somam mais de R$ 5 milhões em fraudes.

Entre os crimes praticados pela quadrilha está a falsidade de documento público, uso de documento falso, formação de quadrilha, estelionato e crimes contra a ordem tributária.

Indícios de fraudes
Segundo a Receita, os contribuintes que apresentaram declarações com indícios de fraude vão receber intimações. Para evitar os processos, os contribuintes devem corrigir as informações falsas prestadas, enviando as declarações retificadas. A ressalva é que as retificações só podem ser feitas antes dos contribuintes serem notificados pela Receita, caso contrário só poderão responder de forma administrativa e penalmente.

Os contribuintes beneficiados pelo esquema deverão devolver os valores recebidos indevidamente acrescidos de juros. Além disso, também poderá ser cobrada uma multa de até 300% do valor do imposto retido declarado, além de responder criminalmente pela fraude, já que a Receita encaminhou ao Ministério Público Federal as informações sobre o esquema e a relação de todos os contribuintes envolvidos.

Operação
A operação contou com a participação de 10 servidores da Receita Federal e 20 policiais federais para cumprir 3 mandados de busca e apreensão na Bahia, nas cidades de Jequié e Feira de Santana, além de um em Fortaleza (CE).

Ainda foram expedidos dois mandados de prisão e duas conduções coercitivas, onde a Receita espera apreender documentos, computadores e mídias magnéticas.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pela primeira vez, novos casos de aids têm queda, afirma ONU

Novas infecções diminuíram 33% entre 2001 e 2012; ação de combate global se inspirou no Brasil

Notícias Gerais, por Redação

429 mil empresas foram criadas no 1° trimestre de 2013

No primeiro trimestre de 2013 foram criadas e passaram a funcionar no Brasil 428.741 mil novas empresas, É o que revela o estudo inédito da Serasa Experian sobre o Nascimento de Empresas, divulgado nesta segunda-feira, dia 27.

Notícias Gerais, por Redação

Avanço de crédito no Brasil demanda supervisão, diz FMI

O sistema financeiro do Brasil está "forte", apesar do rápido crescimento de crédito às famílias ser um risco que precisa ser cuidadosamente monitorado, afirmou nesta terça-feira (31) o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Notícias Gerais, por Redação

Dilma discute com empresários investimentos para alavancar PIB

A presidente Dilma Rousseff está reunida nesta quinta-feira com 28 empresários para ouvir as demandas do setor para aumentar o investimento privado e estimular o crescimento da economia.

Notícias Gerais, por Redação

Taxa de inadimplência no Brasil foi de 5,5% no ano, diz BC

A taxa de inadimplência geral (para pessoa física e pessoa jurídica) ficou em 5,5% no mês passado, ante a 5,6% em novembro, segundo divulgação do Banco Central nesta sexta-feira (27). No ano, a taxa registrada foi de 5,5%, ante 4,5% em 2010.

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda reduz estimativa de crescimento do PIB de 2011 para até 4%

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta terça-feira (11) que a Fazenda já revisa o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2011 para um intervalo de 3,5% a 4%. Até então, a estimativa era de 4,5%.

Deixe seu Comentário:

=