Publicado por Redação em Previdência Corporate - 01/08/2014

Rendimento de fundos de previdência privada encolhe e perde para a inflação

Esperança de milhões de brasileiros que desejam ter uma renda complementar na aposentadoria, os fundos de previdência privada perderam para a inflação no ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), o rendimento médio dos fundos foi de apenas 5,85% enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou 5,91%. No ano anterior, o ganho havia sido de 10,61%.

O vice-presidente da Anbima, Carlos Massaro, explica que o resultado negativo foi consequência da combinação de alta dos juros e do sistema de marcação a mercado, pelo qual os fundos devem registrar os títulos que mantêm em carteira pelo valor que eles teriam se fossem negociados naquele momento, antes do vencimento. Com a subida dos juros em 2013, boa parte dos papéis de renda fixa ficou defasada e os fundos acabaram contabilizando perdas.

Massaro observa, porém, que a tendência começa a ser revertida em 2014. “De janeiro a julho, o desempenho já foi melhor que o de todo o ano passado. Está em 6,01%, acima da inflação acumulada no ano”, afirma. Conforme os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15, um indicador prévio da inflação oficial, teve alta de 4,17% desde janeiro.

Na avaliação do economista Ricardo Rocha, professor de Finanças do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), o desempenho ruim dos fundos de previdência em 2013 decorreu também de um erro de estratégia dos gestores. “A renda fixa não conseguiu ganhar da inflação, e a bolsa, onde está boa parte dos ativos desses fundos, não vem registrando ganhos expressivos. Eles estavam muito chapa-branca. Acharam que a Selic (taxa básica da economia) ficaria inalterada e apostaram nisso. Mas os juros subiram, e eles acabaram perdendo o rendimento”, explica.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência vai criar grupo de trabalho para definir funcionamento da Funpresp

O Ministério da Previdência Social vai criar um grupo de trabalho junto com outros ministérios para definir o funcionamento da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

Previdência Corporate, por Redação

Acordo previdenciário entre Brasil e Japão entra em vigor nesta sexta

O acordo previdenciário entre o Brasil e o Japão passou a valer nesta sexta-feira (16). A medida beneficiará 230 mil brasileiros que residem no Japão e 80 mil cidadãos japoneses que vivem no Brasil.

Previdência Corporate, por Redação

Para ministro da Previdência, fundo de aposentadoria do servidor deve ser aprovado este semestre no Senado

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, está convencido de que o Senado Federal vai aprovar ainda neste semestre o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

Previdência Corporate, por Redação

Presidente do Senado se mostra

Durante reunião nesta quarta-feira (9), o presidente do Senado, José Sarney, assim como o presidente da CMO (Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização), Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o relator do Orçamento 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mostraram-se simpáticos à proposta de aumento dos aposentados e pensionistas.

Deixe seu Comentário:

=